Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um taxa, três valores

Publicado em 08/04/2016 • Notícias • Português

O governo criou uma confusão na cobrança das taxas de fiscalização sanitária.

_x000D_

Em setembro, Brasília impôs um reajuste de acordo com a inflação acumulada em 15 anos — desde 1999 não havia aumento nessas taxas. De uma tacada só. os valores quase triplicaram. A taxa de registro de alimentos e bebidas, por exemplo, passou de 6.000 para 15.275 reais — um acréscimo de 154%.

_x000D_

O Congresso, no entanto, ao analisar a medida, limitou as correções à metade do que foi arbitrado. A proposta foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro, mas, de lá para cá, o Executivo não regulamentou a nova lei. Várias associações do setor entraram na Justiça. A Abimo. que representa a indústria de equipamentos médicos e odontológicos, conseguiu um mandado de segurança na Justiça de Brasília e, desde dezembro, voltou a pagar os valores de 1999.

_x000D_

A Abimed, do setor de aparelhos de diagnose, conseguiu uma liminar na Justiça de São Paulo no início de abril e está pagando o reajuste menor da lei ainda não regulamentada. “O governo criou uma bagunça, e há três valores sendo cobrados”, diz Pedro Cassab. advogado especialista em direito sanitário. “O resultado é mais insegurança jurídica e menos investimentos.” Não há previsão para uma solução do imbróglio.

_x000D_

 

Fonte: Exame

Mais notícias e eventos