Coagulação: as alternativas para o controle do INR
Publicado em 08/06/2016 • Notícias • Português
Dois artigos científicos recentemente publicados demonstram alternativas para um melhor gerenciamento do paciente tanto na clínica de coagulação quanto em domicílio. O CoaguChek XS, da Roche, nos dois exemplos de pacientes do sistema público, foi apresentado como alternativa para a manutenção do paciente dentro da faixa terapêutica.
O primeiro artigo, Comparison of the international normalized ratio levels obtained by portable coagulometer and laboratory in a clinic specializing in oral anticoagulation1, relata um estudo que incluiu 1.009 pacientes. Os coagulômetros portáteis obtiveram resultados comparáveis aos testes de laboratório e os melhores coeficientes de correlação foram observados com o CoaguChek XS Plus e em pacientes com o INR dentro da faixa terapêutica ou abaixo dela. Os coagulômetros portáteis provaram ser ferramentas úteis e confiáveis para o controle do INR em pacientes utilizando VKA.
Já o segundo trabalho, Home management of INR in the public health system: feasibility of self-management of oral anticoagulation and long-termperformance of individual POC devices in determining INR2, mostrou que maioria dos pacientes do programa PSM (patient self-management) foi capaz de manter bom controle sob a anticoagulação oral e boa percepção de qualidade de vida (QoL). A acurácia do método foi boa e estável durante o acompanhamento. O estudo sugere que o autogerenciamento do paciente (PSM) é factível para pacientes tratados no sistema público de saúde e que os resultados apresentados pelo CoaguChek XS têm confiança de longo prazo.
Fonte: Lab Network