Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Caminhão da saúde’ oferece cursos gratuitos em Petrópolis, no RJ

Publicado em 05/07/2015 • Notícias • Português

Unidade ficará no Hospital Santa Teresa até esta quarta-feira (8).
Estudantes e profissionais que não se inscreveram podem visitar a unidade.

O Hospital Santa Teresa (HST) em Petrópolis, Região Serrana do Rio, em parceria com a empresa Medtronic – Covidien realizam nesta segunda-feira (6) até a quarta (8) uma série de treinamentos gratuitos direcionados a profissionais da área de saúde. A Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC) é um projeto inovador, pois toda a estrutura do curso é realizada dentro de um caminhão de 18 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, equipado com simuladores cirúrgicos e aparelhos para aulas práticas, além de um auditório apto a acomodar 45 participantes e treinadores clínicos.

As aulas incluem temas relacionados à laparoscopia, cuidado e monitoramento de pacientes em respiradores, clínica de feridas, cuidados com o pé diabético, eletrocirurgias, entre outros.
“Procedimentos cirúrgicos, quando realizados com equipamento laparoscópico, são significantemente menos agressivos para o paciente, reduzem o tempo de recuperação, as chances de complicação e os custos agregados. A cirurgia minimamente invasiva é uma grande oportunidade para o sistema público do Brasil”, diz Ângela Freitas, diretora do departamento de Educação Clínica da empresa.
O Hospital Santa Teresa abriu um processo de inscrição para os treinamentos com antecedência, para os profissionais da área de saúde do município, mas caso algum profissional ou estudante queira conhecer a Unidade Móvel, a mesma ficará aberta para visitação na segunda-feira das 9h as 12h.
“A UMEC é conhecida como ‘Caminhão da Saúde’ e é uma estrutura equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento in loco. Este ano, nós estamos investindo na capacitação dos nossos profissionais, mas avaliamos que esse projeto, por ser inédito em Petrópolis, também poderia beneficiar a outros profissionais da cidade e por conta disso, a inscrição foi dirigida também a outras Instituições.”, explicou Ribamar Antunes Pereira, diretor executivo do HST.
Desde o lançamento, em maio de 2013, o Caminhão da Saúde já viajou mais de 24 mil quilômetros e treinou mais de 27 mil participantes em 1200 aulas em todo o país: 48 cidades nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Depois da visita em Petrópolis, a UMEC segue para Piracicaba (SP).

Fonte: G1

Mais notícias e eventos