A ABIMED é um dos 25 sócios-fundadores do Instituto Coalizão Saúde (ICOS)
Publicado em 18/01/2016 • Notícias • Português
_x000D_
O Instituto Coalização Saúde – ICOS foi fundado em 30/06/2015 tendo como objetivo congregar e articular os principais integrantes da cadeia produtiva privada da saúde, com o intuito de promover, de forma propositiva e pluralista, a discussão e a busca de soluções inovadoras para o setor, contribuindo para o fortalecimento e a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. Entre seus membros estão prestadores de serviços de saúde, operadoras de planos de saúde e indústrias farmacêuticas e de equipamentos médicos hospitalares, estando aberto a pessoas jurídicas que tenham interesse e possam cooperar para o desenvolvimento do setor de saúde
_x000D_
O Conselho de Administração tem como Presidente o Dr. Cláudio Lottenberg e como Vice Presidente o Dr. Giovanni Guido Cerri. Na Diretoria Executiva está Denise Eloi, ex-presidente da UNIDAS Autogestão.
_x000D_
A agenda política e estratégica do ICOS de 2015 foi muito rica com reuniões de trabalho dos grupos formados para desenvolvimento e proposição dos 8 pilares escolhidos como prioritários, quais sejam:
_x000D_
- _x000D_
- Ética e conduta empresarial
- Inovação
- Sustentabilidade financeira do setor
- Judicialização da saúde
- Racionalização da regulação
- Integração público-privada
- Promoção da saúde
- Parceria com corpo técnico-assistencial
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
_x000D_
A ABIMED integra os grupos de ética, inovação, Sustentabilidade financeira do setor e Judicialização da saúde.
_x000D_
Entre as atividades realizadas houve encontros com o Ministro da Saúde, com o Governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, com o assessor especial da Vice-Presidência da República Rodrigo Rocha Loures e com CDPP – Centro de Debates de Políticas Públicas.
_x000D_
Como realizações do ano passado podem ser citados a publicação de artigos em jornais de grande circulação e relevância envolvendo temas relacionados à saúde como “O setor da saúde em momentos de crise” por Claudio Lottenberg e Giovanni Cerri e “ Prioridades em tempos de crise” por Claudio Lottenberg, ambos para Folha de São Paulo.
_x000D_
Destaque se dá à realização do Seminário “Inovação e Saúde no Brasil: identificando desafios e buscando soluções”, feito em parceria com o Instituto Fernando Henrique Cardoso- iFHC. Este seminário contou com a participação do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, do diretor científico da FAPESP Carlos Henrique de Brito Cruz, do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente do ICOS Claudio Lottenberg, do professor doutor da faculdade de Medicina da USP e vice-presidente do ICOS Giovanni Cerri, do presidente da Baumer e diretor da FIESP Ruy Baumer, além de outras autoridades e mais de 100 participantes de diversos segmentos do setor da saúde, representantes da comunidade científica e demais membros da sociedade. Foram debatidos os desafios a serem vencidos para promover a inovação no país, tais como, melhor interação e cooperação entre os setores público e privado e as universidades, políticas claras e efetivas que tornem o ambiente de negócios mais seguro, estável e propício para investimentos, promovendo um ciclo virtuoso de inovação, crescimento econômico e melhoria das condições de saúde da população brasileira.
_x000D_
Também foi realizado o Fórum “Judicialização da Saúde e seus efeitos na economia e na qualidade da Assistência” em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. Participaram o desembargador do Tribunal de Justiça de SP, José Renato Nalini, o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de SP, Reynaldo Mapelli, o juiz de Direito da Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública de SP Leandro Galluzi dos Santos, o presidente da Baumer e diretor da FIESP Ruy Baumer, o professor doutor da faculdade de Medicina da USP e vice-presidente do ICOS Giovanni Cerri, além de outras autoridades e cerca de 130 representantes do setor. Foram debatidas formas de minimizar a judicialização da saúde no país, com estratégias que garantam a assistência de qualidade à população, reduzindo conflitos e contribuindo para um modelo sustentável, com foco no bem-estar do cidadão.
_x000D_
_x000D_
Confira fotos e vídeo dos eventos:
_x000D_
_x000D_
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1670173569934204.1073741845.1608211416130420&type=3
_x000D_
_x000D_
https://www.youtube.com/watch?v=TwJOnP0dExM
_x000D_
_x000D_
Fonte: ABIMED