Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A difícil luta contra o câncer

Publicado em 05/01/2016 • Notícias • Português

A emoção tomou conta do programa Mais você, da Rede Globo. A apresentadora Ana Maria Braga anunciou, no ar, ontem, que teve diagnóstico de um câncer de pulmão em agosto deste ano. Há poucos dias, o país se despediu da atriz, cantora e diretora Marília Pêra, que enfrentou as mesmas circunstâncias por mais de dois anos e não resistiu.

Descoberto ainda na fase inicial, o câncer de Ana foi logo tratado e a apresentadora se disse curada. “Tive um anjo na minha vida. Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Bill, meu companheiro hoje, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames. Tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno”, relatou, durante o programa.

“Fumei durante muitos anos e parei este ano,
em uma circunstância terrível”
Ana Maria Braga, apresentadora

De forma a sanar dúvidas sobre a enfermidade e tranquilizar os fãs, a artista fez questão de receber a equipe que a tratou. O oncologista Antonio Carlos Buzaid ratificou o quadro estável. “Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%”, comentou o médico, ao conversar com Ana, ao vivo. Ela foi operada e o tumor, retirado.

Visivelmente emocionada, Ana aproveitou a oportunidade para falar dos malefícios do cigarro: “Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei este ano, em uma circunstância terrível”.

Após o término do Mais você, a apresentadora recorreu às redes sociais para agradecer o apoio recebido. “Reside na amizade a força pra se modificar tristezas e compartilhar alegrias! Obrigada por todas mensagens de carinho!”, escreveu.

Recorrente

Não é a primeira vez que Ana Maria Braga recebe um diagnóstico dessa natureza. Em 1991, a apresentadora tratou um câncer de pele. Uma década depois, encararia um dos mais difíceis períodos da carreira e da vida, ao ter que lidar com um câncer que se instalou no reto e na virilha. O tratamento, inclusive, afastou Ana das gravações por mais de um mês, quando ela se viu obrigada a superar as sessões de quimioterapia. Recuperada, retornou à tevê em seguida.

1991
Primeiro diagnóstico de câncer recebido por Ana Maria Braga

O anúncio de ontem movimentou as redes sociais. No decorrer da manhã, foram várias as mensagens de apoio. Muitos lembraram a perda de Marília Pêra e falaram da importância da prevenção. Os internautas aproveitaram para endossar as palavras de Ana Maria Braga contra o cigarro, uma das principais causas de câncer no pulmão.

A apresentadora paulista reforçou a dificuldade em deixar o hábito e deixou um alerta para os espectadores: “Eu não sentia nada, não tinha nenhum indício. Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Eu me maltratei muito. É um preço que eu pago”.

Fonte: Correio Braziliense

Mais notícias e eventos