A importância dos hospitais na excelência da saúde
Publicado em 05/01/2016 • Notícias • Português
Os hospitais privados brasileiros tendem a ter uma participação cada vez mais significativa na qualidade do sistema de saúde do País. É o que mostra uma pesquisa desenvolvida pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), apresentada no Pré-Congresso do 3º Conahp – Congresso Nacional de Hospitais Privados, realizado em meados de novembro em São Paulo.
A pesquisa teve como objetivo discutir os desafios da implementação do modelo de gestão do hospital baseado em valor no sistema de saúde. Trata-se de um novo conceito de gestão de saúde em vigor nos Estados Unidos e nos países desenvolvidos, a partir do qual – de uma forma simplista e matemática – o “valor” é calculado pela equação do resultado alcançado sobre o custo envolvido.
Em termos práticos, porém, a gestão baseada em valor vai além dessa equação ao incentivar os hospitais a prestar um atendimento mais amplo que o focado no protocolo fechado — capaz de promover a saúde como um todo, em sua plenitude, protegendo o paciente contra possíveis complicações, oferecendo uma orientação completa e agregando mais em termos de prestação de serviço. “A gestão da saúde baseada em valor promove um olhar holístico do paciente, mais linear e individualizado, com resultados muito mais satisfatórios”, afirma Francisco Balestrin, Presidente do Conselho da Anahp.
Foi com o intuito de enriquecer a discussão do tema que a Anahp aplicou a pesquisa “Hospital baseado em valor” junto aos seus hospitais associados. Como resposta obteve a participação espontânea de 44 hospitais, cujos resultados foram objeto de uma ampla análise por especialistas internacionais do tema.
A pesquisa mostra que, para a maior parte dos hospitais privados brasileiros pesquisados, a implementação de modelos de gestão baseados em valor tem prioridade estratégica dentro da instituição. Em aproximadamente 90% dos hospitais participantes da pesquisa a alta gestão apoia a implementação de métricas e processos baseados em valor.
Adicionalmente, os hospitais já possuem mecanismos e protocolos assistenciais que permitem a gestão da saúde com base em valor. Devido aos registros de alta qualidade disponíveis, cerca de 80% dos hospitais pesquisados adotam métricas de desfecho para os procedimentos clínicos mais importantes de diversas especialidades, sendo capazes de medir e acompanhar o custo incorrido por paciente para esses procedimentos.
Por fim, tem-se que 55% dos hospitais pesquisados adotam práticas de excelência consoante às avaliações e análises dos resultados apontados pelas métricas e processos baseados em valor.
Fonte: Portal Segs