Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abbott lança no Brasil o FreeStyle Libre, tecnologia que elimina as rotineiras picadas no dedo para pacien tes com diabetes

Publicado em 08/06/2016 • Notícias • Português

As rotineiras1 picadas no dedo são coisa do passado para brasileiros com diabetes
produto exclusivo no mercado, FREESTYLE® LIBRE NÃO REQUER CALIBRAÇÃO2, APRESENTA RESULTADO DA GLICOSE EM TEMPO REAL E GUARDA 96 MEDIDAS DE GLICOSE A CADA 24 HORAS

A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, lança no mercado brasileiro o FreeStyle® Libre, uma nova tecnologia revolucionária de monitoramento de glicose para as pessoas com diabetes. Com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o produto é a única solução do mercado que livra o paciente da rotina1 diária de picadas no dedo.

O FreeStyle® Libre é composto de um sensor e um leitor. O sensor é redondo, tem o tamanho de uma moeda de 1 real e é aplicado de forma indolor na parte traseira superior do braço. Este sensor capta os níveis de glicose por meio de um microfilamento (0,4 milímetro de largura por 5 milímetros de comprimento) que, sob a pele e em contato com o líquido intersticial, mensura a cada minuto a glicose presente no líquido intersticial. O leitor é escaneado sobre o sensor e mostra o valor da glicose medida em menos de um segundo.

“O novo monitor contribui para que as pessoas com diabetes tenham mais liberdade para aproveitar uma vida saudável e ativa, trazendo mais conforto à rotina de controle da glicose”, diz Sandro Rodrigues, Country Manager da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott no Brasil.

Cada leitura do aparelho sobre o sensor apresenta um resultado de glicose em tempo real, trazendo um histórico das últimas 8 horas e a tendência da glicose, se está subindo, descendo ou se mantendo estável. “É muito diferente dos glicosímetros convencionais, que conseguem registrar apenas um retrato estático do nível glicêmico feito no momento da picada. O FreeStyle® Libre faz uma leitura contínua, o que pode influenciar muito no acompanhamento individual do diabético e, o melhor, sem precisar de picadas doloridas nos dedos. Ao fazer com que o paciente participe mais do controle da doença, a tecnologia também acaba estreitando a relação médico/paciente, o que é muito saudável”, explica Rodrigues. O leitor tem capacidade para guardar até 90 dias de dados.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (FDI), em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento4. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e, a cada dia, aparecem 500 novos casos5. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes, com base em números do Ministério da Saúde, 90% desses pacientes são portadores do diabetes tipo 2. Os 10% restantes são do tipo 16.

O Sistema FreeStyle® Libre é projetado para atender às necessidades de todos os diabéticos, tanto do tipo 1 como do tipo 2. Voltado exclusivamente para maiores de 18 anos. Para que o consumidor tenha prioridade na compra, basta acessar www.freestylelibre.com.br e preencher um cadastro. “Neste primeiro momento, optamos pela venda exclusiva online. Nosso objetivo é ter capacidade para atender, com agilidade, pacientes em qualquer região do país”, destaca Rodrigues.

As principais características do Sistema Flash de Monitoramento da Glicose – FreeStyle® Libre são:
· Não requer calibração com a ponta de dedo.
· Sensor resistente à água7 e descartável, que deve ser usado na parte traseira superior do braço por até 14 dias.
· As leituras de glicose podem ser feitas várias vezes ao dia, conforme necessário ou desejado.
· O leitor guarda 96 medidas de glicose a cada 24 horas.
· Cada scan do leitor sobre o sensor traz uma leitura de glicose atual, um histórico das últimas 8 horas e a tendência do nível de glicose.
· Estes dados permitem que paciente e profissionais de saúde tomem decisões mais assertivas em relação ao tratamento do diabetes.
Perfil Ambulatorial da Glicose (AGP – Ambulatory Glucose Profile)

A maioria das pessoas com diabetes não está atingindo seus objetivos em relação ao nível de glicose8,9,10, muitas vezes porque os dados gerados por seus medidores não fornecem uma imagem clara de onde sua glicose estava até pouco antes da leitura, ou por desconhecerem como suas ações impactam seus níveis de glicose. O Sistema FreeStyle® Libre oferece aos usuários e seus médicos o Perfil Ambulatorial da Glicose (AGP), um relatório visual de um dia típico das pessoas, utilizando os dados de glicose revelando tendências hipoglicêmicas e hiperglicêmicas para facilitar uma melhor terapia e educação do paciente. Os dados são apresentados de forma simplificada e bastante amigável, visualmente por meio de um gráfico que proporciona aos médicos a possibilidade de vincular as tendências dos níveis da glicose para auxiliar na tomada de decisão clínica, permitindo uma discussão mais produtiva entre médicos e pacientes.

Um estudo recente11 conduzido pela Abbott mostrou que a precisão do Sistema FreeStyle Libre® foi clinicamente comprovada, ficando estável e consistente ao longo de 14 dias sem a necessidade de picadas rotineiras1 no dedo para calibração.

Fonte: Agito SP

Mais notícias e eventos