Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABIMED anuncia ganhadores do 1º Prêmio de Inovação Transformacional

Publicado em 11/12/2015 • Notícias • Português

A ABIMED anunciou ontem os ganhadores do 1º Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional. Foram premiadas três empresas que se destacaram por colocar no mercado inovações que contribuíram para a ampliação do acesso da população à saúde, a melhoria do padrão de cuidados médicos e a sustentabilidade econômica do sistema de saúde. 

_x000D_

A premiação ocorreu durante a terceira edição do “Líderes da Saúde”, promovido pelo Grupo Mídia. Os ganhadores foram eleitos por uma Comissão Julgadora formada por Dirceu Barbano, ex-diretor presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HCFM/USP e ex-Secretário de Estado da Saúde de São Paulo; Gonzalo Vecina Neto, Superintendente Corporativo do Hospital Sírio Libanês, e Aurimar Pinto, Diretor Executivo de Relação Institucionais da ABIMED.

_x000D_

 “Além de fomentar a inovação, que é um compromisso da ABIMED, o Prêmio comprova que existem ilhas de excelência e empreendedores de sucesso no país e que é possível superar com criatividade e bons resultados as dificuldades para inovar no Brasil”, avalia Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da ABIMED.

_x000D_

Na categoria “Ampliação do acesso da população à saúde” o vencedor foi o projeto Implementação de tecnologias inovadoras para telerradiologia: estudo de caso no Governo do Estado do Amazonas, apresentado pela empresa carioca Diagnext.com. A empresa desenvolveu uma solução para transmissão remota de exames radiológicos – como mamografia e Raio X –no Estado do Amazonas, que enfrenta inúmeras dificuldades logísticas de atendimento médico e de telecomunicações devido às barreiras geográficas.

_x000D_

O sistema foi implantado pela Secretaria de Saúde do Amazonas em 50 hospitais do interior do Estado, viabilizando a realização de cerca de 200 mil exames radiológicos, inclusive de emergência, no período de um ano. Desse total, cerca de 8 mil foram mamografias. Por meio desse sistema, a rede do interior é conectada a uma central que funciona em Manaus, onde uma equipe médica analisa as imagens geradas nos municípios e devolve os laudos via satélite para as unidades de saúde do interior. Com essa tecnologia é possível transmitir em menos de 10 minutos um exame que, por outros métodos, poderia levar até 8 horas para chegar aos especialistas. 

_x000D_

Já na categoria “Melhoria do padrão de cuidados médicos” ganhou o projeto O transporte de vacinas saiu da era do gelo: um novo conceito para transporte e conservação de produtos, da empresa gaúcha Biotecno. A empresa desenvolveu uma câmara de conservação portátil, sem uso de gelo, para transporte de órgãos para transplante, vacinas e produtos biológicos como bolsas de sangue, materiais de laboratório e medicamentos. A câmara é uma alternativa para as caixas térmicas com gelo reciclável tradicionais, que garantem a efetividade e segurança do produto por um período de tempo bastante curto, provocando grandes perdas.

_x000D_

Além de manter a temperatura homogênea em todos os pontos da câmara – o que não ocorre com as caixas térmicas – o sistema funciona por meio de uma bateria recarregável na rede elétrica e em tomadas 12 volts de veículos como caminhões e possui autonomia de 2 horas em caso de queda de energia. Uma consulta realizada pela empresa a Coordenadorias Regionais de Saúde revelou que hoje cerca de 39% das perdas de vacinas ocorrem por falhas de energia elétrica e 19% por problemas nos equipamentos que conservam os produtos.

_x000D_

Na categoria “Sustentabilidade do Sistema de Saúde” o projeto vencedor foi Intelitive®: Uma Aplicação Prática de Inovação baseada em Sustentabilidade em Sistema de Saúde, da empresa Astus Medical, de São Paulo. Genuinamente brasileira e de pequeno porte, a empresa desenvolveu um equipamento de videolaparoscopia com tecnologia e mão de obra totalmente nacionais – o primeiro do mercado brasileiro com esta característica.

_x000D_

O projeto foi desenvolvido durante três anos por uma equipe de cerca de 10 pessoas e lançado no país em 2014. Por aliar alta tecnologia, qualidade e preço competitivo tem possibilitado que um novo grupo de profissionais e estabelecimentos de saúde tenham acesso ao equipamento.

_x000D_

Os vencedores receberam um troféu e um selo de reconhecimento de vencedor do 1º Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional, que poderá ser inserido em materiais impressos e na web. Os trabalhos ganhadores também serão divulgados nos sites www.abimed.org.br e www.saudeonline.net e na Revista Healthcare Management. 

_x000D_

Conheça as fotos do evento clicando aqui.

Fonte: Saúde Online

Mais notícias e eventos