Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABIMED comemora decisão do Congresso Nacional em derrubar veto presidencial que impediria o investimento à inovação

Publicado em 19/03/2021 • Notícias • Português

Um dos eixos da atuação da ABIMED, a tecnologia e a inovação tiveram uma grande conquista no país nesta quarta-feira, 17/03. O Congresso Nacional derrubou um dos vetos do presidente da República que poderia contingenciar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Com a derrubada do veto, os recursos de R$ 3,6 bilhões do fundo estarão disponíveis para serem aplicados no financiamento de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, inclusive aplicadas à saúde, ainda este ano.

Para a conquista, no Senado a vitória foi de 72 x 1. Na Câmara, de 457 x 18 votos. 

Desde o início, a ABIMED esteve engajada nesta causa e apoiou a aprovação do Projeto de Lei PLP 135/2020, de autoria do Senador Izalci Lucas (PSDB/DF), para vedar a limitação de empenho e movimentação financeira das despesas relativas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico custeadas pelo FNDCT.

“A Associação tem como princípio contribuir para a promoção de um ambiente saudável, sustentável e propício à inovação tecnológica e à competitividade de suas associadas nos mercados local e global, bem como contribuir para o desenvolvimento do setor de saúde no Brasil à luz dos preceitos de ética e integridade e com foco no paciente, propiciando à população brasileira acesso a equipamentos e dispositivos médicos inovadores e de alta tecnologia. Por isso, demos nosso total apoio ao PLP pela evidente e iminente necessidade de se fomentar a ciência e tecnologia no Brasil e agora estamos muito contentes com a vitória obtida no Congresso Nacional”, disse Fernando Silveira Filho, presidente executivo da ABIMED. “Parabenizo o Senador Izalci Lucas, os demais parlamentares e as entidades que se engajaram em prol desta importante conquista”, finalizou.

Fonte: Abimed

Mais notícias e eventos