Após Dilma sugerir volta da CPMF, Chioro descarta recriação do imposto
Publicado em 01/09/2015 • Notícias • Português
Minutos depois de a presidente Dilma Rousseff ter sugerido que o governo ainda pode enviar uma nova CPMF ao Legislativo, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que a proposta de recriar o imposto está descartada. Ele também negou que o governo esteja discutindo um novo tributo para financiar a saúde.
Questionado se ele desistiu da ideia de ressuscitar o “”imposto do cheque””, Chioro respondeu que “da contribuição, sim; da discussão do financiamento [da saúde] jamais”.
Um pouco antes, em conversa com jornalistas após solenidade com campeões da olímpiada mundial de educação profissional, a presidente Dilma afirmou não gostar da CPMF. “”Tem suas complicações, mas não afasto nenhuma fonte de receita”, sustentou.
Chioro se reuniu com mais de 20 deputados nesta quarta-feira, mas negou ter tratado da proposta de recriação do tributo. Os parlamentares pediram a liberação de emendas e realização de convênios. Uma sala da liderança do governo na Câmara virou o gabinete do ministro que “despachou” no Congresso para agilizar o levantamento das demandas.
Segundo Chioro, consultas feitas pela equipe da presidente Dilma mostraram que a volta da CPMF não era viável e, por isso, cabe ao governo, à sociedade e ao Congresso encontrarem uma solução para a escassez de dinheiro para a saúde, observou. O ministro disse que não deixará de debater a falta de recursos para o setor.
Fonte: Valor Econômico / site