Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Associações de Alta Tecnologia em Produtos para Saúde do Brasil e do Reino Unido assinam memorando de entendimento

Publicado em 25/05/2021 • Notícias • Português


A ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde e a Associação Britânica de Indústrias HealthTech (ABHI) compartilham o propósito comum de melhorar o acesso dos pacientes às tecnologias avançadas em saúde

As associações setoriais que representam as indústrias de alta tecnologia em produtos para a saúde do Brasil – ABIMED – e do Reino Unido – ABHI – assinaram um Memorando de Entendimento (MoU), que facilitará a colaboração entre as duas entidades. O objetivo da parceria é atuar nas principais áreas comuns, incluindo regulamentações globais e sustentabilidade ambiental.

De acordo com Fernando Silveira Filho, Presidente Executivo da ABIMED, “Associados da ABHI também são membros da ABIMED, por isso é importante que nos esforcemos para alcançar condições que suportem a indústria de alta tecnologia em equipamentos de saúde e, principalmente, garantir que os produtos cheguem a quem precisa. A ABHI apoia a comunidade HealthTech para melhorar e salvar vidas, e a missão da ABIMED é melhorar o acesso da população às tecnologias avançadas de saúde, visando qualidade de vida e longevidade. Queremos o mesmo, e, por meio deste MoU, vamos trabalhar juntos para atingir esse objetivo”.

Peter Ellingworth, CEO da ABHI, complementa: “O Reino Unido tem um vibrante setor de HealthTech e, assim como o Brasil, continua a crescer a um ritmo impressionante. Muitas dessas empresas associadas estão procurando exportar suas tecnologias para os principais mercados globais e, cada vez mais, nossos membros estão nos dizendo que o Brasil representa uma excelente oportunidade de crescimento a longo prazo. O Reino Unido, com suas comunidades empresariais, acadêmicas e de pesquisa bem estabelecidas, em parceria com o NHS, o maior sistema de saúde pública do mundo, também representa um local atraente para as empresas brasileiras se aproximarem e fazerem negócios. Estou ansioso para trabalhar com os colegas da ABIMED para aproximar nossas redes e garantir que grandes inovações cheguem aos pacientes em ambos os lados do Atlântico”.

Ambas as associações trabalham em estreita colaboração com os órgãos reguladores e agências governamentais em seus países para ajudar a contribuir para o ambiente de negócios. O MoU irá garantir o alinhamento em questões-chave que trarão benefícios para as associadas da ABIMED e da ABHI, para a indústria de forma mais ampla, para os pacientes e para a saúde pública.

As áreas de colaboração incluem oportunidades decorrentes do Comitê Econômico e Comercial Conjunto Brasil-Reino Unido (JETCO); convergência de regulamentações; padrões adotados para tecnologia em ambos os mercados, incluindo avaliação de tecnologia em saúde e saúde digital; e apoio aos códigos de prática ética de negócios.

Além disso, serão compartilhados relatórios e posicionamentos setoriais que contribuam para os avanços e evolução do setor.

Sobre a ABIMED

ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde comemora este ano o Jubileu de Prata. A entidade representa os interesses de 200 empresas nacionais e multinacionais de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e insumos médico-hospitalares, que respondem por cerca de 65% do setor. A indústria de dispositivos médicos tem participação de 0,6% no PIB brasileiro, tem mais de 13 mil empresas e gera cerca de 140 mil empregos diretos e qualificados. A ABIMED tem como princípio contribuir para a promoção de um ambiente saudável e sustentável, propício à inovação tecnológica e à competitividade de seus associados nos mercados locais e globais. No último ano, após reavaliar seus conceitos, a entidade reafirma seu propósito de proporcionar qualidade de vida às pessoas a partir do acesso às melhores práticas de saúde. Portanto, suas ações são baseadas em três dimensões: Tecnologia, Saúde e Vida. Além disso, a ABIMED tem em seus eixos pontos fundamentais como a Sustentabilidade do Sistema e Meio Ambiente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Ética e Compliance, Meio Ambiente e Responsabilidade Social e Educação.

Sobre a ABHI

A ABHI é a principal associação da indústria do Reino Unido para tecnologia de saúde (HealthTech). A ABHI apoia a comunidade HealthTech para salvar e melhorar vidas. Os membros, incluindo multinacionais e pequenas e médias empresas (PMEs), fornecem produtos desde seringas e curativos até robôs cirúrgicos e tecnologias aprimoradas digitalmente. Representam a indústria perante as partes interessadas, como o governo, o NHS e os reguladores. HealthTech desempenham um papel fundamental no apoio aos cuidados de saúde e são um contribuinte significativo para o crescimento econômico do Reino Unido. O setor é atualmente o maior empregador em Ciências da Vida, empregando 131.800 pessoas em 4.060 empresas, com um faturamento combinado de £ 25,6 bilhões. O setor teve um crescimento de cerca de 5% nos últimos anos. Os 300 membros da ABHI respondem por aproximadamente 80% do setor em faturamento.

Fonte: ABIMED

Mais notícias e eventos