Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Caminhos para vencer os desafios da saúde brasileira

Publicado em 17/08/2015 • Notícias • Português

O debate em torno do tema saúde é sempre acalorado, especialmente na hora de discutir serviços públicos ou privados. Questões urgentes (e, em saúde, sempre o são) demandam respostas rápidas e positivas.
E os desafios são muitos. O caminho para o Brasil vencê-los? Voltar seu olhar para as questões capazes de virar esse jogo.
Entender a dinâmica populacional, por exemplo, nos ajudará a encarar os desafios. Afinal, nossa expectativa de vida, segundo dados do IBGE, subiu de 71,3 anos em 2003 para a marca atual de 73 anos. E chegaremos a 80 anos até 2030.O envelhecimento da população acima de 60 anos, que passará dos atuais 23 milhões para 88,6 milhões nos próximos 20 anos, dá a dimensão do que está por vir.
Em busca dE rEspostas positivas E de onde virão as respostas? Certamente, não virão de uma única solução. Evidentemente, os desafios de estrutura da saúde pública, que hoje vive o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), não podem ser esquecidos. Por isso, as parcerias entre os setores público e privado estão na pauta do dia – e já têm bons resultados para mostrar.
Outra medida do sucesso virá, certamente, do avanço da tecnologia diagnóstica, uma vez que, quanto mais cedo se descobre uma doença, maiores as chances de sucesso no tratamento, com menor taxa de mortalidade (e menores custos de tratamento).
Este terceiro caderno do projeto “O Brasil que o Brasil quer” dá sua contribuição para esse debate em torno do tema acesso à saúde e da busca de novas e positivas respostas.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Mais notícias e eventos