Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comitê de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social da ABIMED avança com pautas comuns às associadas

Publicado em 25/08/2021 • Notícias • Português

Mais novo dentre os comitês da ABIMED, o Comitê de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, criado no primeiro semestre deste ano, já conta com a atuação de seus dois Grupos de Trabalho (GTs) e pautas específicas com temas de discussão comuns às associadas da entidade.

No GT de Gestão Ambiental, um dos principais temas é a logística reversa/descarte de dispositivos contaminantes e perfurocortantes. Em reunião com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ABIMED propôs e foi convidada no início de junho para integrar o Grupo de Trabalho de criação da norma ABNT que trata do assunto, uma vez que o setor não possuía representatividade na discussão até o momento.

Como não existe legislação específica deste assunto, a Associação entende que será um tema amplamente explorado em breve pelo governo federal, governos estaduais, secretarias e demais órgãos sanitários.

No caso das associadas ABIMED, o tema implica somente nas operações B2C (destinadas ao consumidor final), por abranger tudo que chega até o consumidor via farmácias e drogarias, por exemplo, e que é passível de descarte em lixo residencial. É possível citar também dispositivos como seringas, agulhas, luvas cirúrgicas, tiras utilizadas em glicosímetros, entre outros. A ABES compartilhou com a ABIMED uma minuta para o envio de contribuições, que foi então enviada aos membros do grupo ambiental.

Alternadamente a cada bimestre são realizadas reuniões dos grupos de trabalho e do Comitê. Em agosto foi a vez de todo o Comitê se reunir. Participaram como convidados Mara Ballam, Gerente Executiva da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), e também Ricardo Neto, da European Recycling Platform, que falaram um pouco mais sobre logística reversa.

Já dentro do GT de Responsabilidade Social, um grande tema comum a várias empresas e que extrapola o setor de saúde é a inclusão de mulheres em cargos de liderança. Para falar sobre o assunto, a ABIMED convidou Ana Tomazelli, Head of Talents na B2Mamy, consultoria especializada no tema.

Foi também iniciada uma Pesquisa de Maturidade para o levantamento prévio do nível de atuação das associadas a respeito tanto deste tema quanto de pessoas negras em cargos de liderança, pessoas LGBTQIAP+ em cargos de liderança, entre outros. Dessa maneira, o grupo poderá aumentar o nível de discussões e apoio às associadas na organização de palestras, levantamento de consultorias e na realização dos eventos Saber ABIMED e Diálogos ABIMED.

Fonte: ABIMED

Mais notícias e eventos