Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Custo médico-hospitalar de planos individuais sobe 15,4% em 12 meses

Publicado em 04/11/2015 • Notícias • Português

O custo médico-hospitalar dos planos de saúde individuais subiu 15,4% nos 12 meses encerrados em março deste ano, de acordo com levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Apesar de elevada, a variação deste ano é inferior à registrada em março de 2014, quando o avanço foi de 18,2%.

Segundo o IESS, os custos com internação subiram 13,8% nos últimos 12 meses mais recentes do cálculo, ante aumento de 16,8% no período de 12 meses encerrados em março do ano passado. A internação representa 58% dos custos totais dos planos de saúde.

“Apesar da desaceleração em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior, o aumento do VCMH [Variação do Custo Médico Hospitalar] continua em um ritmo quase duas vezes superior ao da inflação medida pelo IPCA”, disse Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS. No mesmo período, o IPCA teve alta de 8,1%.

O gasto com consultas, que corresponde a 11% da composição do índice VCMH, subiu 10,5%. Nos 12 meses encerrados em março de 2014, esse crescimento havia sido de 12,1%. Os custos de Exames e Terapias avançaram 14,6% e 20,6%, respectivamente, no período.

A variação dos custos médicos e hospitalares serve de base para o reajuste dos convênios médicos no próximo ano.

Fonte: Valor Econômico

Mais notícias e eventos