Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo de São Paulo terá cientistas nas Secretarias de Estado

Publicado em 02/09/2015 • Notícias • Português

O Estado de São Paulo vai adotar iniciativa inovadora para conectar a ciência e a pesquisa com as necessidades de governo. Secretarias de Estado deverão contar com um cientista que assumirá a tarefa de buscar a melhor resposta que a ciência possa oferecer à atividade daquele órgão.

O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-governador do Estado, Márcio França, na última semana. A proposta resultou de análise feita durante visita do secretário à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 25 de março. Na ocasião o presidente da Fundação, Celso Lafer, lembrou a experiência de outros países, como Reino Unido e Israel, que têm em seu organograma de governo essa função. Lafer lembrou ainda que o Departamento de Estado americano tem também um cientista incumbido de avaliar o impacto e a utilidade da pesquisa e do conhecimento para a ação diplomática.

O vice-governador levou a ideia ao governador Geraldo Alckmin, que viu nela um caminho para tornar o Estado de São Paulo ainda mais eficiente. A figura do cientista-chefe, em São Paulo, será responsável pela interlocução entre administradores públicos, universidades e agências de fomento.

Em fase de detalhamento
A proposta está agora em fase de detalhamento. A fundação vai trabalhar com esses cientistas-chefe e apoiar projetos de pesquisa que colaborem com soluções para o governo de São Paulo.

Em entrevista à agência Fapesp, o diretor científico da instituição, Carlos Henrique de Brito Cruz, disse que os cientistas-chefe poderão tornar mais efetivo o uso de resultados de pesquisas, propor a articulação de projetos já existentes e sugerir novos, além de programas que abordem questões afeitas à sua secretaria. “Devem também ouvir a comunidade de pesquisa por meio de workshops e simpósios, além de articular a apresentação de projetos”, explica.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Mais notícias e eventos