Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo desiste de recriar a CPMF

Publicado em 30/08/2015 • Notícias • Português

Diante de reações negativas, a presidente Dilma Rousseff desistiu ontem de propor a recriação da CPMF, o chamado imposto do cheque, para cobrir um rombo de R$ 80 bilhões no Orçamento da União de 2016. A decisão foi tomada durante reunião à tarde da presidente com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Nelson Barbosa (Planejamento).

Durante a reunião, a avaliação feita foi que a reação contrária à ideia, principalmente de aliados e empresários, foi muito forte e inviabilizou sua aprovação neste ano. Agora, o governo pretende fazer uma discussão de médio e longo prazos sobre o financiamento da saúde. Nestas discussões, a ideia de recriar a CPMF pode ser levantada novamente.

Além de aliados como o vice-presidente Michel Temer (PMDB), políticos e empresários, a presidente Dilma Rousseff foi pressionada também por assessores diretos a desistir de propor a volta da CPMF, que a equipe econômica pretendia apresentar ao Congresso amanhã.

O argumento da área econômica foi o de que a recriação do tributo era o melhor caminho para o governo fechar o Orçamento do ano que vem e tapar o buraco bilionário causado pela continuação da queda da receita federal.

Fonte: Valor Econômico / site

Mais notícias e eventos