Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre acelera tomada de decisão médica com uso do Uptodate

Publicado em 10/11/2015 • Notícias

Visando ter acesso a uma fonte rápida de pesquisa e apoio aos profissionais de saúde e ganhar agilidade na tomada de decisão, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre adotou a solução para suporte a decisões médicas UpToDate®, desenvolvida pela Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde. Desde a adoção da ferramenta, o número de acessos cresce cada vez mais, tanto pelo aumento do quadro de estudantes, professores e funcionários que utilizam-na, como pelo valor que esse grupo de profissionais atribui ao UpToDate.

O Clínicas é um hospital público, geral e universitário, que atende cerca de 60 especialidades, disponibilizando desde os procedimentos mais simples até os mais complexos a uma clientela formada, prioritariamente, por pacientes do SUS. Vinculado academicamente à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a instituição também coloca toda sua estrutura à disposição do desenvolvimento de atividades de ensino nos níveis médio, de graduação e pós-graduação, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

De acordo com o Dr. José Miguel Dora, médico endocrinologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, eventualmente os profissionais da saúde deparam-se com situações pouco frequentes, por isso a necessidade de utilizar uma ferramenta de pesquisa que apoie a tomada de decisão de maneira ágil. Além disso, com o apoio do UptoDate é possível definir alguns parâmetros importantes empregando as calculadoras, como de função renal e Índice de massa corporal, que permitem entre outras providências dar o melhor encaminhamento e definir a dosagem de medicamentos.

O UpToDate faz com que sejamos muito mais efetivos devido ao fácil acesso às informações. A sensação de todos os médicos é que a ferramenta é extremamente útil e contribui de maneira bastante positiva com o cuidado dos pacientes”, completa.

Além dos benefícios para os pacientes, as vantagens para os médicos também são perceptíveis, principalmente pelo fato de possuírem acesso a informações de qualidade e credibilidade à disposição na beira do leito ou muito próximo do local de atendimento. “A maneira como o UpToDate é organizado faz com que a leitura seja tão qualificada e amigável, que, muitas vezes, o profissional fica horas navegando sem perceber o tempo passar”, afirma Dora.

O UpToDate é um sistema de conhecimento médico criado por médicos e baseado em evidências, que permite a tomada de decisão clínica certa no local de atendimento. Apresenta uma síntese abrangente da evidência, seguida de recomendações. A ferramenta possui mais de seis mil autores médicos, editores e revisores parceiros, que utilizam um rigoroso processo editorial para sintetizar as mais recentes informações médicas em recomendações confiáveis. Em 2014, dos quase 16 mil assinantes individuais que participaram da Pesquisa do Assinante, 94% dos usuários do UpToDate relataram que o aclamado recurso de suporte a decisões médicas melhora a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes.

“Anteriormente, a medicina baseada em evidência da maneira como surgiu, com a consulta do artigo original, leitura, interpretação e posterior aplicação, demandava um imenso esforço e não viabilizava a agilidade necessária para atender a todas as dúvidas que surgiam diariamente. Já o UpToDate possui a qualidade para fornecer todo esse trabalho pré-pronto no cuidado com os pacientes. É a democratização da medicina baseada em evidência e uma possibilidade de fazer medicina baseada em evidência em grande escala”, finaliza Dora.

Fonte: Saúde Online

Mais notícias e eventos