Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maioria não sabe o que quer dizer CPMF

Publicado em 13/07/2016 • Notícias • Português

A maioria dos brasileiros (65%) não sabe o que é a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), tributo que poderia voltar a ser cobrado pelo governo para tapar o buraco das contas públicas. A contribuição não é muito conhecida nem entre as pessoas com nível superior: 43% deles ignoram a tributo. Entre os que têm apenas o ensino fundamental, esse percentual vai a 75%.

O dado faz parte dos resultados da pesquisa “Retratos da Sociedade – Serviços Públicos, Tributação e Gasto do Governo”, realizada pelo Ibope Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Após serem informados sobre o significado da CPMF, 73% disseram ser contra a volta da contribuição.

Segundo o levantamento, feito entre os dias 17 e 20 de março com 2.002 pessoas em 143 municípios, quase metade (49%) dos brasileiros acredita que o governo precisa de mais recursos para melhorar a qualidade do serviço público, mas a maioria não quer que esses recursos adicionais apareçam na forma de mais impostos. Boa parte defende que o governo deveria cortar gastos em áreas menos prioritárias.

Para 81%, o governo já arrecada muito e não precisa aumentar tributos para melhorar os serviços que oferece à sociedade. Para 70%, o governo gasta mal o dinheiro que arrecada e precisa cortar gastos. Nesse sentido, 80% dos entrevistados acreditam que o governo deve reduzir as despesas atuais para diminuir os déficits orçamentários. Entre aqueles que defendem o corte de gastos do governo, a prioridade é cortar o custeio da máquina (32% das respostas) e salário do funcionalismo (22%).

Fonte: Valor Econômico

Mais notícias e eventos