Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pauta inclui arrecadação dos repasses de planos de saúde

Publicado em 04/01/2016 • Notícias • Português

Na reunião de ontem, em Brasília, os governadores decidiram pressionar a União para que a cobrança aos planos de saúde por usuários que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja feita pelos Estados e municípios. Atualmente, a cobrança é feita pelo governo federal.
Gastos de pacientes que são clientes de planos de saúde, mas são atendidos no SUS, são passíveis de ressarcimento com pagamento dos planos ao governo. “Com essa crise, as pessoas estão com dificuldade de pagar seus planos de saúde e cada vez mais se socorrem na rede pública. Isso está sobrecarregando muito”, disse Luiz Fernando Pezão( PMDB),governador do Rio de Janeiro.
De acordo Pezão, entre 30%e 35% dos pacientes atendidos pelo SUS no Rio de Janeiro são clientes de planos de saúde.
“Nós podemos fazer essa cobrança dos planos de saúde, que hoje é feita pelo governo federal, mas não é feita fortemente, é uma nova fonte de receitas”, afirmou.
Ele reclamou que a tabela do SUS está defasada e ressaltou que o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, não se comprometeu a reajustar os valores. “Ele vai ver primeiro a questão dos planos de saúde serem cobrados pelos governos estaduais e municipais”, acrescentou.
Dívida. Na reunião no Ministério da Fazenda, Pezão disse ainda que os governadores tiveram a garantia de que o governo vai regulamentar nos primeiros 15 dias de janeiro a mudança dos indexadores das dívidas dos Estados e municípios. Apesar de não trazer detalhes sobre a regulamentação, ele comentou que vai aliviar as contas dos entes federativos.
“Isso abre capacidade de endividamento dos Estados.”

Fonte: O Estado de S.Paulo

Mais notícias e eventos