Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SindMédico DF: prêmio incentiva político com visão de estadista

Publicado em 11/11/2015 • Notícias • Português

Sindicato dos Médicos do Distrito Federal defende a valorização dos políticos que se preocupam com as próximas gerações. “Precisamos de estadistas”, diz presidente da entidade que apoia o Prêmio Congresso em Foco 2015

_x000D_

A nona edição do Prêmio Congresso em Foco 2015 conta, pela primeira vez, com o apoio do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico DF), que acredita ser fundamental homenagear políticos com posturas de estadistas. “O prêmio é um incentivo para a boa prática da política. A política com visão de estadista, beneficiando a sociedade, o interesse coletivo, e não o interesse pessoal. A diferença entre o estadista e o político é que o estadista se preocupa com as novas gerações, e o político com seus próprios interesses. Precisamos de estadistas”, argumenta Gutemberg Fialho, presidente do SindMédico DF.

_x000D_

 

_x000D_

Gutemberg questiona a eficácia de algumas políticas públicas de saúde que, a seu ver, vêm sendo implementadas a toque de caixa, com pouco ou nenhum diálogo com as entidades que representam a categoria no país.

_x000D_

“As políticas públicas de saúde estão sendo implantadas no país com uma visão fundamentalista, com um viés ideológico. Para que nós tenhamos a implantação de uma política que vise a melhoria da qualidade de assistência à população como um todo, sem esse viés ideológico, sem essa visão fundamentalista, é necessário que as entidades sindicais e os órgãos de representação da classe médica tenham mais presença e participação no Congresso para, junto aos parlamentares, influenciar nos projetos de leis, emendas e decretos que são formulados no gabinete do executivo”, explica o presidente do SindMédico DF, que critica a abertura de escolas médicas sem a devida infraestrutura, o Programa Mais Médicos, e a situação da estrutura hospitalar no Distrito Federal.

_x000D_

A categoria, que reúne seis mil profissionais sindicalizados na capital, busca aumentar a interlocução com deputados e senadores, uma vez que não está satisfeita com os canais de diálogo com o poder Executivo. “Como é que você muda, faz sugestões, faz emendas, faz propostas? Através do parlamento. E só com interlocução com os parlamentares nós vamos conseguir esse acesso”, avalia Gutemberg.

_x000D_

Prêmio Congresso em Foco

_x000D_

As votações para o Prêmio Congresso em Foco 2015 se encerraram no último dia 20 de setembro. Durante um mês os internautas puderam votar nos parlamentares que melhor representam a população na Câmara e no Senado, desde que não respondam a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), critério estabelecido no regulamento do prêmio. O resultado será anunciado no dia 8 de outubro, na cerimônia de entrega da premiação, em Brasília.

_x000D_

Serão premiados os 20 deputados e 10 senadores mais votados nas respectivas categorias Melhores Senadores e Melhores Deputados do Ano. Além destas, outras cinco categorias especiais irão homenagear parlamentares que se destacam em áreas específicas. São elas: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública.

_x000D_

Em uma votação à parte, realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional elegeram os deputados e senadores que, na sua avaliação, melhor representam a população no Congresso. A votação ocorreu por meio de urnas itinerantes e contou com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

_x000D_

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

_x000D_

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape), Sindicatos dos Médicos do Distrito Federal (SindiMédico DF) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

_x000D_

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

_x000D_

 

Fonte: Congresso em Foco

Mais notícias e eventos