Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Standard & Poor’s muda perspectiva de nota do Brasil para negativa

Publicado em 28/07/2015 • Notícias • Português

_x000D_

Nota foi mantida em BBB- e segue classificada como ‘grau de investimento’.
Perspectiva significa previsão de maior demora na volta ao crescimento.

_x000D_

_x000D_

_x000D_

_x000D_

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s informou nesta terça-feira (28) que manteve em “”BBB-“” a nota de crédito do Brasil, mas alterou a perspectiva para negativa. A nota do país segue classificada como “grau de investimento”, mas com a revisão o país ficou mais perto de perder o cobiçado selo de “”bom pagador””.

_x000D_

_x000D_

_x000D_

_x000D_

No mercado financeiro, a nota de um país funciona como um “”certificado de segurança”” que as agências de classificação dão a países que elas consideram bons pagadores.

_x000D_

A nota “”BBB-“” é o último degrau do chamado grau de investimento concedido a países com baixo risco de calotes a investidores financeiros internacionais.

_x000D_

A perspectiva negativa significa a tendência de rebaixamento da nota do Brasil no futuro, o que pode fazer com que a dívida do país caia para a categoria “”especulativa””.

_x000D_

A agência acredita que há uma probabilidade maior que uma em três de que haverá mais correções dada a “dinâmica política fluida” e de que o retorno a uma trajetória de crescimento firme vai demorar mais que o esperado.

_x000D_

‘Riscos de piora no Brasil cresceram

_x000D_

A Standard and Poor’s teme, inclusive, uma contração de 2% do PIB brasileiro em 2015, e um crescimento zero no ano que vem, o que implicaria um déficit orçamentário de 7,5% do PIB nesse ano, em comparação aos 6,1% do ano passado, antes de situar-se em 5,2% em 2017.

_x000D_

“Desde 23 de março de 2015, quando reafirmamos os ratings pela última vez, acreditamos que os riscos de piora no Brasil cresceram. Revisamos a perspectiva para negativa porque, apesar das amplas mudanças a caminho, que continuamos a acreditar que têm o apoio da presidente, os riscos para sua execução cresceram. Em nosso ponto de vista, esses riscos vêm tanto da frente econômica quanto da política”, diz a S&P.

_x000D_

Um novo rebaixamento da nota pela S&P faria com que o Brasil voltasse ao grau especulativo. Na classificação das outras duas principais agências de classificação de risco (Fitch e Moodys), o Brasil segue em melhor situação (entenda as classificações no quadro mais abaixo).

_x000D_

A S&P foi a primeira a conceder o grau de investimento ao país, em abril de 2008.

_x000D_

_x000D_

Circunstâncias desafiadoras
Na análise, a agência ressalta que o Brasil enfrenta “circunstâncias políticas e econômicas desafiadoras” durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

_x000D_

“O número de investigações de corrupção envolvendo certos políticos e empresas está crescentemente pesando sobre as perspectivas fiscais e econômicas do Brasil, colocando em risco a implementação efetiva de medidas, particularmente no Congresso”, diz a agência.

_x000D_

A agência ressalta que a coesão política do Congresso está em risco, e vê menos apoio do Congresso para aprovar as medidas de ajuste fiscal. A possibilidade de impeachment de Dilma “ressalta os desafios que a presidente tem para conseguir apoio consistente para a correção de curso das políticas e a retomada da economia”.

_x000D_

Fitch também mudou perspectiva
Em abril, a Fitch também decidiu manter manter a nota de crédito do Brasil e alterar a perspectiva para negativa. De acordo com a agência, o contínuo baixo desempenho da economia, os crescentes desequilíbrios macroeconômicos, a deterioração fiscal e o aumento da dívida pública estão aumentando a pressão negativa sobre o perfil de crédito soberano do país.

_x000D_

“”Enquanto o governo começou um processo de ajuste macroeconômico para impulsionar a credibilidade e a confiança, riscos negativos relacionados à sua implementação efetiva e durabilidade persistem, especialmente no contexto de um ambiente econômico e político desafiador””, diz a Fitch em comunicado.

_x000D_

Fonte: G1

Mais notícias e eventos