Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Telemonitoramento durante a quimioterapia traz conforto e sobrevida ao paciente

Publicado em 22/03/2023 • Notícias • Português

Pacientes que passam por quimioterapia, em geral, têm reações adversas que geram desconforto. Se estas forem relatadas em tempo real à equipe médica, para serem devidamente tratadas, isso pode melhorar a qualidade de vida do paciente e até aumentar sua sobrevida. Estas são as conclusões de estudos que avaliam a eficácia do telemonitoramento para pacientes quimioterápicos.

O monitoramento on-line é um serviço de telessaúde que visa acompanhar alterações fisiológicas, a evolução do tratamento e da doença. Pode se dar por meio de chamadas telefônicas, mas também por dispositivos conectados à internet que coletam e enviam dados do paciente em tempo real, como smartwatches e outros dispositivos vestíveis.

A Universidade de Utah (EUA) em conjunto com o Instituto Nacional de Câncer (NCI) desenvolveu uma pesquisa envolvendo 358 pacientes quimioterápicos, em 2022. Os organizadores implantaram uma central telefônica que permitia ao paciente classificar, entre 11 sintomas, o tipo de desconforto que estava sentindo e sua gravidade, de zero a dez. Os atendentes também disponibilizaram orientações para ajudar os pacientes no manejo dos sintomas, possibilitando atenuá-los.

Com o acompanhamento diário, o estudo evidenciou que o grupo de pessoas participante do programa apresentou menos sintomas fortes (67%) e moderados (39%), significando uma redução de 43% na incidência de ocorrências desses tipos. Os dados obtidos são relevantes quando se compara a diferença em relação aos pacientes que não participaram do estudo.

Associado ao acompanhamento clínico, o monitoramento facilitou o acesso dos profissionais às informações do paciente e ofereceu maior conforto, com a possibilidade do tratamento domiciliar. Sem falar na estabilidade emocional para os pacientes, que se sentiram acompanhados durante todo o tempo, tendo maior apoio da equipe médica.

Mais notícias e eventos