Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

WORKSHOP SOBRE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Publicado em 09/10/2012 • Notícias • Português

O Primeiro Workshop Nacional sobre Proteção Radiológica em Cardiologia Intervencionista será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2012, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo. O evento integra as atividades do Projeto BRA 9056 – Supporting national assessment of quality control and radiation protection in interventional cardiology departments, coordenado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro.

_x000D_

O projeto BRA 9056 é parcialmente financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), com a participação de seis contrapartes nacionais, além do Centro de Física Médica do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (SEFRI/IRD) e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O projeto visa contribuir para a otimização das doses ministradas a pacientes e profissionais durante procedimentos cardiológicos intervencionistas, assim como elaborar programas de treinamento e de formação em proteção radiológica para profissionais da área. O grupo está participando ativamente junto à SBHCI para incluir a proteção radiológica como um aspecto altamente relevante dentro das práticas em cardiologia intervencionista.

_x000D_

O Workshop será direcionado para profissionais de cardiologia intervencionista (médicos, enfermeiros, técnicos, tecnólogos) e para físicos médicos que atuam em radiodiagnóstico. O evento conta com a presença de um especialista estrangeiro da IAEA e professores destacados na área. Os participantes poderão discutir aspectos de proteção radiológica, dosimetria e controle de qualidade em cardiologia intervencionista. Serão realizadas também aulas práticas em sala de hemodinâmica, diferenciadas para físicos e profissionais da saúde. Para físicos médicos, serão apresentados testes de controle de qualidade e procedimentos de caracterização dos equipamentos. Na aula prática para médicos e enfermeiros serão discutidos aspectos práticos de proteção radiológica em situações reais dentro da sala de hemodinâmica.

_x000D_

O evento conta com patrocínio do Hospital Bandeirantes e ocorrerá nas suas dependências, em São Paulo. O número de inscrições é limitado. Algumas palestras serão ministradas em espanhol. Outras informações sobre o workshop e as inscrições poderão ser obtidas pelo e-mail: workshopci.sp@gmail.com

_x000D_

Programa do Workshop

_x000D_

Quinta-feira, 8 de novembro: A física e a cardiologia intervencionista. Público: Físicos, Técnicos e Tecnólogos.

_x000D_

Sexta-feira, 9 de novembro: A cardiologia intervencionista e a proteção radiológica. Público: Médicos, Enfermeiros.

_x000D_

Sábado, 10 de novembro: Aulas práticas para ambos os grupos.

Fonte: IRD

Mais notícias e eventos