Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

ABIMED participa de fórum internacional para discutir regulamentação de produtos para a saúde comum a todos os países

Publicado em 27/02/2012 • Notícias

ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares – participa de fórum em Cingapura com reguladores e representantes de toda a cadeia da saúde para discutir uma legislação internacional para produtos de saúde. O objetivo é facilitar os processos de registro de produtos e incorporação de novas tecnologias médicas.

Medidas podem facilitar registro de produtos e incorporação de novas tecnologias médicas.


A ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares participa, na próxima quarta-feira, dia 29 de fevereiro, do encontro inaugural do Fórum Internacional de Reguladores de Produtos para a Saúde (International Medical Device Regulators Forum – IMDRF), em Cingapura.

O evento, que contará ainda com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de reguladores dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Japão, Austrália e China e de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), representa um marco no esforço mundial para a construção de uma base regulatória internacional.

“Em um mundo globalizado, no qual a evolução tecnológica é muito rápida, a convergência de requisitos e práticas regulatórias entre vários países é fundamental. Só assim será possível agilizar o registro de produtos, facilitar a incorporação de novas tecnologias, ampliar o acesso da população a alternativas mais avançadas de diagnóstico e tratamento e colocar o Brasil no mesmo patamar tecnológico que as principais nações do mundo”, ressalta Carlos Goulart, presidente executivo da ABIMED.

A participação da ABIMED, uma das únicas representantes brasileiras no Fórum, ocorrerá em sessão aberta, na qual a indústria de tecnologia médica, profissionais de saúde, acadêmicos e grupos de pacientes e consumidores poderão apresentar sugestões aos reguladores.
Segundo Goulart, o Fórum traz à tona uma necessidade importante, imposta pelos novos tempos: a de se encontrar caminhos regulatórios compatíveis com os desafios crescentes decorrentes da evolução tecnológica, da emergência de novos mercados e da necessidade de se administrar os custos com saúde.

Sobre a ABIMED

A ABIMED, fundada em 1996, congrega 128 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares que respondem por 50% do faturamento do setor e 0,4% do PIB brasileiro. A entidade participa de Câmaras Setoriais da ANVISA e defende a cooperação com as autoridades de saúde e órgãos reguladores para a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem acesso a novas tecnologias, incluindo a redução de prazos para sua introdução. O combate à pirataria e fomento à conduta ética também estão entre os principais objetivos da associação.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Duplo Z Editorial
Fanny Zygband – (11) 2507.4680 / (11) 9799.5042
duploz@uol.com.br

 

Link: http://saudeweb.com.br/voce-informa/abimed-participa-de-forum-internacional-para-discutir-regulamentacao-de-produtos-para-a-saude-comum-a-todos-os-paises/

Fonte: Saúde Web

Mais notícias e eventos