Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BioChimico: investir na gestão é estratégia para sustentar crescimento

Publicado em 28/08/2015 • Notícias • Português

Os segmentos Químico e Farmacêutico brasileiros apresentam importantes desafios e, ao mesmo tempo, imensas oportunidades. O Instituto BioChimico, uma das mais tradicionais companhias farmacêuticas do Brasil, conhece bem essa realidade. A empresa viu seu faturamento triplicar no último ano, exigindo pensamento estratégico de seus executivos. Uma das ações: profissionalizar ainda mais a gestão, com um sistema reconhecido mundialmente e que trouxesse valor para a companhia: o SAP Business All-in-One. Neste projeto, escolheu a Engine para a implementação do ERP na modalidade SaaS (Software como Serviço), utilizando o datacenter da IBM.

“Fomos bastante impactados pela crise econômica global de 2008. Passamos por uma reorganização significativa e fomos capazes de reverter o cenário. Entendemos que para continuar crescendo de forma saudável, não era mais possível controlar a empresa em planilhas”, revela Paulo Toledo, Controller do BioChimico.

Ao lembrar o histórico de negociação com a Engine, desde a primeira abordagem à conclusão do negócio, o executivo conta que foi convidado a conhecer um importante laboratório, cliente da empresa, que havia implementado com sucesso o ERP SAP na nuvem. A visita foi definitiva para o fechamento do contrato. “A Engine trouxe exatamente o que precisávamos: melhores práticas do mercado, uma solução top de linha com módulos pré-configurados, prazo de implementação reduzido, baixo investimento e, principalmente, experiência no segmento”, diz Toledo.

Com a decisão de aprimorar a gestão, o BioChimico mostra-se alinhado às expectativas em torno da indústria farmacêutica, que envolvem elevar os padrões de gestão, de responsabilidade fiscal e de produtividade, além de continuar a desenvolver padrões de conduta elevados e promover a sustentabilidade. Algo que será possível com a solução da Engine.

O BioChimico estará preparado também para acompanhar o avanço do setor, que ocorre de forma mais intensa do que a economia como um todo. A estimativa da Interfarma é que o Brasil deve passar da sexta para a quarta posição no ranking mundial até 2018.

“Sabemos que a inovação é uma das premissas para os setores químico e farmacêutico. Melhores práticas internacionais sugerem que pelo menos 1,5% do faturamento seja investido em Pesquisa e Desenvolvimento e, com a solução da Engine, o BioChimico ganhará tempo e recursos para, entre outras coisas, inovar. Outro grande desafio do setor são as questões regulatórias, tradicionalmente mais rígidas e complexas, para as quais o ERP leva conformidade, transparência e total governança de todos os processos. Estamos muito satisfeitos em ter em nosso grupo de clientes uma empresa como o BioChimico, que tradicionalmente é reconhecido por seu pioneirismo, e otimistas com o projeto, que reforça o nosso posicionamento na vertical”, declara José Rubens Tocci, presidente da Engine.

BioChimico —Há 90 anos atuando no mercado brasileiro, o BioChimico é uma tradicional indústria farmacêutica focada exclusivamente no segmento hospitalar. A empresa possui 3 plantas certificadas pela ANVISA, nas quais fabrica medicamentos similares e genéricos. Entre seus principais produtos destacam-se os antibióticos cefalosporínicos e carbapenêmicos, além de medicamentos para anestesia inalatória e injetável. O BioChimico é reconhecido por ser um laboratório que tradicionalmente disponibiliza opções mais acessíveis para produtos de referência, viabilizando medicamentos hospitalares indispensáveis na terapia intensiva a um número cada vez maior de pacientes e facilitando o acesso da população brasileira à saúde.

A Engine provê soluções classe mundial de gestão empresarial para aumentar a competitividade e governança de seus clientes. Com seu modelo inovador, sem investimento inicial e com redução de custos, envolve a adoção de melhores práticas e rápida implementação com revisão de processos de negócio, garantindo eficiência operacional. A Engine oferece o consagrado ERP SAP para médias e grandes empresas, no modelo SaaS (Software as a Service), hospedado na IBM.

Fonte: Portal Fator Brasil

Mais notícias e eventos