Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

Conheça os convidados do Fórum Saúde em Tempo de Recessão

Publicado em 08/06/2016 • Notícias

A Folha realiza nos dias 14 e 15 de junho (terça e quarta-feira) o Fórum Saúde em Tempo de Recessão, que debaterá as perspectivas para a área da saúde neste momento de crise econômica no país.

Conheça os participantes do seminário.

Claudio Lottenberg

É presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Mestre e doutor em oftalmologia, graduou-se médico pela Escola Paulista de Medicina. É professor titular em políticas públicas de saúde do curso de MBA em Saúde do Insper. Foi secretário de Saúde do município de São Paulo e também presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Membro da Academia de Medicina de São Paulo e do Conselho Consultivo da Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo. É presidente do Lideres Empresariais (Lide) em saúde e do Conselho de Administração do Instituto Coalização Saúde.


Zanone Fraissat/Folhapress

David Uip

Secretário da Saúde do Estado de São Paulo. Fez medicina na Faculdade de Medicina do ABC e residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. Possui mestrado, doutorado e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP, tornando-se professor titular da Faculdade de Medicina do ABC em 2001. Foi diretor técnico do Serviço de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Serviço de Epidemiologia e Desenvolvimento de Qualidade do Incor. Foi fundador e diretor da Casa da Aids por oito anos. Assessor especial do Governador Mario Covas, também foi diretor executivo do Incor, diretor presidente da Fundação Zerbini e diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Deborah Carvalho Malta

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em pediatria e medicina social. Tem mestrado em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em saúde coletiva pela Unicamp. É professora adjunta e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG e pesquisadora do CNPq. Trabalhou como diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Eugênio Vilaça Mendes

É consultor em saúde pública. Realizou trabalhos de consultoria em 20 países e em mais de 250 municípios brasileiros, além de agências internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e as cooperações Britânica, Canadense e Italiana. Foi professor de saúde pública na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na PUC de Minas Gerais, na Universidade Estadual de Montes Claros e nas Escolas de Saúde Pública do Ceará e de Minas Gerais. Foi secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e consultor na área de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Francisco Balestrin

É presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), presidente eleito da International Hospital Federation (IHF) e vice-presidente-executivo e diretor médico corporativo do Grupo Vita. Graduado em medicina, completou residência médica em administração em saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Administração Hospitalar pelo PROAHSA, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Geraldo Biasoto Junior

É doutor em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e professor de cursos de graduação e pós da mesma instituição. Foi coordenador de política fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, secretário de Gestão de Investimentos em Saúde do Ministério da Saúde, coordenador nacional do Convênio Brasil Reino Unido para a Reforma do Setor de Saúde, vice-presidente da Empresa Municipal de Urbanização da Prefeitura de São Paulo e diretor-executivo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo.

Gonzalo Vecina Neto

Graduado em medicina em 1977, é professor assistente da Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo, cargo que exerce desde 1988. Foi superintendente do Hospital Sírio Libanês de setembro de 2007 a janeiro de 2016 e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 1999 a 2003. É mestre em administração, concentração de saúde, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como secretário municipal de Saúde de São Paulo entre 2003 e 2004.


Gustavo Gusso

Professor da disciplina de clínica geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é também médico de família. É graduado em medicina pela USP, mestre pela Universidade de Western Ontario, doutor pela Universidade de São Paulo. É diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e diretor médico da Amil.

José Luiz Setúbal

É provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituidor e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e vice-presidente do Instituto Pensi. Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com especialização em pediatria na USP e pós-graduação em economia da saúde na Unifesp. Participa e colaborou em conselhos de administração de várias instituições do terceiro setor como: Fundação Tide Setubal; Instituto Viva e Deixe Viver; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Virada da Saúde de SP; e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Lenir Santos

Advogada formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É doutora em saúde pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e especialista em direito sanitário pela USP. Procuradora-assistente da Unicamp aposentada. Foi chefe do jurídico da Secretaria de Estado da Saúde entre 1988 e 1991 e coordenadora do 5º Curso de Especialização em Direito Sanitário Idisa-Sírio Libanês. Atualmente, é Secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Luiz Augusto Carneiro

É superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. É economista e atuário, por formação. Mestre em economia pela FGV-Rio e PhD em ciências atuariais pela University of New South Wales. Trabalhou na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda como assessor de defesa da concorrência e na Shell Brasil em financiamento de projetos de gás e energia. Foi membro do grupo pioneiro que, dentro do Ministério da Saúde, criou e implantou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), onde foi gerente de área atuarial e financeira.

Martha Oliveira

Diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Médica com especialização em pediatria, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em saúde coletiva pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda na área de envelhecimento humano na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ingressou na ANS como médica consultora em 2004 e no ano seguinte, após prestar concurso público, tornou-se servidora do quadro efetivo da agência.

Mauricio Ceschin

Diretor-presidente da CRC Soluções em Saúde e da Gama Saúde, do Grupo Qualicorp. É clínico-geral e gastroenterologista, especializado em administração em sistema de saúde, marketing e finanças. No setor público, ocupou o cargo de diretor de desenvolvimento setorial e posteriormente de diretor de produtos e, de novembro de 2009 a novembro de 2012, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). É coautor do livro “A saúde dos planos de saúde”, juntamente com Drauzio Varella.

Paulo Furquim

É professor sênior e coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper. É graduado em administração pública pela FGV e mestre e doutor em economia pela FEA-USP. Foi professor visitante no MIT e na University of California, Berkeley (EUA). Foi conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2006 a 2009, tendo sido seu presidente interino em 2008. Atualmente coordena pesquisas do Centro de Negócios do Insper voltadas ao aumento da eficiência da cadeia de saúde suplementar. Já coordenou projetos temáticos junto à Fapesp, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, ao Centro de Estudos de Direito Econômico e Social e ao Conselho Nacional de Justiça.


Renata Vilhena Silva

É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP e pelo Centro de Extensão Universitária. Há 15 anos, fundou o escritório Vilhena Silva Advogados, totalmente dedicado ao direito à saúde e referência na área. Foi eleita, pela revista “HealthCare Management”, uma das cem pessoas mais influentes na área da saúde no Brasil. É autora da publicação “Planos de Saúde: Questões atuais no Tribunal de Justiça de São Paulo”.


Renato Veras

É médico, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com residência médica e especialização em psiquiatria. Tem mestrado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). Obteve doutorado no Guy’s Hospital da Universidade de Londres. É pesquisador do CNPq, na área “Envelhecimento e modelos preventivos na terceira idade”, e consultor nas áreas de saúde coletiva e gerontologia.


Eduardo Anizelli/Folhapress

Ricardo Barros

Ministro da Saúde desde maio, é engenheiro civil com especialidade em políticas públicas. Foi prefeito de Maringá (1989-1993), sua cidade natal, secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Estado do Paraná e deputado federal por quatro mandatos, sendo líder do governo no Congresso em 2002. Como deputado, foi presidente da Frente Parlamentar da Indústria Pública de Medicamentos e relator-geral do Orçamento de 2016. É autor do livro “De olho no dinheiro do Brasil – Orçamento da União, agora você pode participar”.


Solange Mendes

Advogada, é presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Até recentemente, era diretora-executiva da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), cargo que exercia desde novembro de 2010. Já atuou como diretora de Normas e Habilitação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); como diretora de Saúde da Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg); e foi secretária-geral, diretora e superintendente substituta da Superintendência de Seguros Privados (Susep).


Walter Cintra Ferreira Junior

É diretor-executivo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É professor da EAESP-FGV e coordenador do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da faculdade. Médico formado pela USP, fez residência em medicina preventiva no Hospital das Clínicas. Tem mestrado e doutorado em administração de empresas pela EAESP-FGV. Atua como gestor hospitalar e de serviços de saúde na área pública e privada há 30 anos.

Fonte: Folha de São Paulo

Mais notícias e eventos