Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dispositivos que criam ‘audição biônica’ começam a aparecer no mercado

Publicado em 16/08/2015 • Notícias • Português

Quem já passou muito tempo dentro de um avião sabe que não é nada agradável ficar horas confinado naquele espaço ouvindo a barulheira do motor. Isso pode piorar se houver uma criança chorando por perto (por mais que, obviamente, isso não seja culpa dela ou dos pais), mas num futuro breve esse tipo de situação deixará de causar tanto estresse.

_x000D_

Ao menos duas empresas trabalham no desenvolvimento de fones sem fio capazes de isolar sons ambientes para controlá-los. Com a ajuda de um aplicativo para smartphone o usuário consegue identificar, por exemplo, o choro e eliminá-lo. Ou limpar o som para acabar com o zumbido constante da aeronave.

_x000D_

Uma dessas empresas é a Doppler Labs, responsável pelo Here. A repórter Rachel Metz, da revista do MIT, experimentou o produto e se mostrou impressionada com o que viu (ouviu, na verdade):

_x000D_

“”Ele acrescenta eco à sua voz. Ele aumenta e abaixa o grave, agudo e médio. Então se levanta e anda vários passos, mas soa tão alto quanto se estivesse latindo na minha orelha – até que eu tiro os plugues e confirmo que na verdade ele está falando bem baixinho””, escreveu ela sobre seu encontro com Noah Kraft, CEO da Doppler.

_x000D_

O produto da empresa encabeçou uma bem sucedida campanha no Kickstarter e será vendido por US$ 199. Foram fabricados apenas 12 mil pares de fones, dos quais 3,3 mil já foram vendidos.

_x000D_

A outra marca que trabalha numa solução parecida é a Nuheara. A diferença é que, além do controle sonoro ambiental, o dispositivo que está sendo criado por eles também poderá se conectar a áudio digital, como música, ligações telefônicas e assistentes pessoais como a Siri – soa como o sistema operacional do filme “”Ela””, que ficava constantemente em contato com o usuário.

_x000D_

David Cannington, cofundador da empresa, explicou à repórter que um aplicativo para iPhone permitirá que se ajuste o som ambiente para eliminar ruídos e melhorar a música que estiver tocando ou, num outro exemplo, ouvir decentemente a conversa num restaurante cheio.

_x000D_

No caso da Nuheara, o produto deve custar “”menos de US$ 300″” e as vendas provavelmente começarão no final de 2016.

_x000D_

Assista:

_x000D_

https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fhereplusme%2Fvideos%2F1665876706975549%2F&display=popup&ref=plugin

_x000D_

https://youtu.be/TggD91pV6KE

_x000D_

 

_x000D_

 

Fonte: Olhar Digital

Mais notícias e eventos