Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

Embrapii vai selecionar 7 centros de pesquisa

Publicado em 18/08/2015 • Notícias

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lança hoje duas chamadas para selecionar as sete unidades que passarão a fazer parte de seu sistema entre o fim deste ano e o início do próximo. Criada em 2013 com o objetivo de se tornar uma ponte entre setor produtivo e centros de conhecimento e diminuir o risco das empresas dispostas a investir em inovação, a Embrapii financia um terço do valor dos programas de P&D realizados por parceiros – uma contrapartida de R$ 500 milhões que será aplicada nos próximos seis anos.

A primeira chamada, que escolherá duas unidades, é exclusiva para áreas ligadas à biologia – bioengenharia, biodispositivos, bioquímica de renováveis etc. Segundo o diretor-presidente da organização, Jorge Guimarães, essa especificidade se deve à “”percepção de que as áreas ligadas à biotecnologia e no complexo industrial da saúde estão em crescente demanda””. Apesar do interesse do segmento em investir nos projetos, diz, o quadro de instituições credenciadas aptas a desenvolvê-los ainda não é “”robusto””.

A segunda chamada, que selecionará cinco centros de pesquisa, está aberta a todas as áreas tecnológicas. Os resultados serão divulgados no fim dos meses de dezembro e fevereiro.

No primeiro semestre de 2015, a Embrapii fechou R$ 27,1 milhões em projetos de P&D – volume que, conforme Guimarães, está dentro das expectativas da organização. Para ele, o desempenho mostra que as empresas ainda estão dispostas para investir em inovação, mesmo diante da retração da atividade neste ano. “”Aliás, muitas delas estão enxergando na inovação uma oportunidade para sair da crise””.

Fonte: Valor Econômico

Mais notícias e eventos