Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empresa de Londrina desenvolve camiseta para monitoramento cardíaco

Publicado em 10/11/2015 • Notícias • Português

A empresa londrinense Gelt Tecnologia e Sistemas, especializada em oferecer soluções usando recursos tecnológicos e integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação, solidificou sua parceria com o Senai no Paraná por meio do Edital de Inovação. O projeto, denominado Cardiocare, foi aprovado com um recurso superior a R$ 600 mil para o desenvolvimento do produto inovador.

_x000D_

A camiseta CardioCare é feita de tecido tecnológico que permite o monitoramento cardíaco pelos médicos, de forma contínua. O objetivo é medir as derivações de dados cardiológicos de eletrocardiogramas digitais e portáteis, com cartão de memória, de 1 a 12 canais.

_x000D_

Quando vestida, a camiseta oferece fácil manuseio, com sensores que já estão na posição correta de leitura, sendo de fácil retirada, lavável, sem necessidade de troca de sensores.

_x000D_

O produto foi desenvolvido visando o diagnóstico precoce ou uma tendência aos problemas cardíacos, facilitando o tratamento preventivo e melhorando a qualidade de vida e a longevidade do ser humano. Outro benefício que traz o CardioCare é a possibilidade de melhorar o condicionamento cardiovascular e o monitoramento, em tempo real, do estresse muscular do sistema cardíaco para treinamento de atletas de todos os níveis, aumentando seus resultados sem risco direto para o coração.

_x000D_

Além disso, o equipamento pode monitorar profissionais como pilotos de avião, motoristas de caminhão ou ônibus, entre outros que atuam em profissões de risco, na tentativa de evitar acidentes.

_x000D_

“Esse projeto nos ajuda a consolidar o Instituto Senai de Tecnologia (IST) da Informação e Comunicação como provedor de soluções inovadoras para a indústria.  Parceiros como a Gelt são imprescindíveis para o sucesso dos projetos”, diz Silvana Mali Kumura, coordenadora do IST em Londrina.

_x000D_

A consultora e gestora do projeto do IST de Londrina, Andrea Meneghetti Zatta, apresentou as pesquisas parciais do produto no Congresso Sense & Sensibility, realizado recentemente em Lisboa. Andrea reforça a importância de ações como essa, uma vez que validam a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Senai e dão visibilidade às empresas, incluindo novas prospecções em parceria e mercado.

_x000D_

A apresentação propiciou questionamentos dos participantes e a descoberta de que o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade de Beira do Interior, em Portugal, também desenvolve pesquisa relacionada. “Esses contatos realizados durante as apresentações estabelecem uma rede de troca de informações muito significativas para o projeto e parceria para novas investigações”, afirma Andrea.

Fonte: Agência FIEP

Mais notícias e eventos