Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Máquina-corpo

Publicado em 02/09/2015 • Notícias • Português

Técnicas médicas de última geração avançam a passos largos em todas as fases, do diagnóstico à reabilitação, estimulando debate sobre a abrangência, a eficácia e o custo das novidades

A ampliação das parcerias público-privadas pode ser uma forma de facilitar o acesso da população brasileira às técnicas da medicina de ponta, na avaliação de especialistas presentes ao Fórum de Tecnologia e Acesso à Saúde, promovido pela Folha na última segunda-feira (31).

A incorporação desses novos métodos deve ser feita à luz das melhores evidências científicas de custo e efetividade. Mas só 20% dos médicos usam essas evidências na tomada de decisões.

Isso acaba resultando na adoção de procedimentos desnecessários, o que aumenta o custo da saúde e os riscos para o paciente.

A conta é repassada aos clientes e está, aos poucos, se tornando incompatível com a capacidade de pagamento da sociedade brasileira, na opinião de gestores de planos de saúde.

A medicina de família como porta de entrada para o sistema de saúde foi apontada como alternativa para um acompanhamento mais preventivo.

Fonte: Folha de S.Paulo

Mais notícias e eventos