Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

MCTI recebe autoridades da Rússia e da Índia para tratar sobre cooperação em ciência e tecnologia

Publicado em 17/03/2015 • Notícias

_x000D_

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação recebeu a visita, nesta terça-feira (17), das comitivas da Índia e da Rússia. Os representantes das duas nações vieram ao Brasil para participar da 4ª Reunião Ministerial dos Brics (bloco formado pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) e aproveitaram a oportunidade para discutir o estreitamento de parcerias entre as nações.

_x000D_

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, reuniu-se com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ciências da Terra da Índia, Harsh Vardhan. Aldo ressaltou que os dois países podem se apoiar mutualmente, já que vivem realidades similares. “”Brasil e Índia têm uma cooperação muito promissora e necessidades e desafios que são comuns””, afirmou. O ministro brasileiro citou áreas estratégicas que podem render acordos de cooperação. “”Agricultura e segurança alimentar são áreas muito importantes para o Brasil. Nanotecnologia, genoma e fármacos também são boas opções.””

_x000D_

Harsh Vardhan ressaltou a importância da ciência brasileira para os pesquisadores da Índia e o desejo do país asiático em participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). “”Gostaríamos de estreitar mais os laços bilaterais entre os países. O Brasil exerce um grande fascínio nos cientistas indianos por conta de suas fronteiras e oportunidades””, observou o ministro indiano. 

_x000D_

Vardhan falou ainda sobre a necessidade de unir a ciência à população. “”Entendo a preocupação do ministro [Aldo Rebelo] em popularizar a ciência. É preciso que haja esse vínculo””, disse.

_x000D_

Participaram do encontro, o secretário executivo do MCTI, Alvaro Prata, os secretários Virgilio Almeida, de Política de Informática, Jailson de Andrade, de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento; o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI, embaixador Carlos Henrique Cardim; o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Coelho, entre outras autoridades.

_x000D_

Rússia

_x000D_

Também na tarde de hoje, o secretário executivo do MCTI, Alvaro Prata, reuniu-se com a vice-ministra de Educação e Ciências da Federação Russa, Ludmila Ogorodova. Na avaliação do secretário, Brasil e Rússia podem firmar acordos de cooperação em diversas áreas.

_x000D_

“”São países grandes, com dificuldades e populações muito heterogêneas e há um espaço muito grande para cooperar””, avaliou. Segundo Prata, há interesse de cooperação em desenvolvimento tecnológico dos ambientes de inovação, meio ambiente, biotecnologia, nanotecnologia e na área espacial. “”Temos a possibilidade, inclusive, de utilizar as nossas infraestruturas laboratoriais em conjunto.””

_x000D_

Ludmila Ogorodova reforçou, durante a reunião, que a Rússia tem interesse em desenvolver cooperação com o Brasil. “”Hoje, o Brasil se apresenta como um país que teve um impressionante desenvolvimento econômico, e isso fez com que o Brasil aumentasse as atividades em ciência, tecnologia e inovação””, disse. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga, também participou da reunião.

_x000D_

 

_x000D_

_x000D_

Fonte: MCTI

Fonte: Ascom do MCTI

Mais notícias e eventos