Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

Mercado Aberto: Hospitais têm queda de 9,8% na receita média por paciente

Publicado em 17/09/2015 • Notícias

A taxa de ocupação dos hospitais privados cresceu no primeiro semestre, mas a redução no nível de complexidade dos procedimentos médicos puxou para baixo a receita média por paciente.

O tíquete médio (receita líquida por saída hospitalar) caiu quase 10% –de R$ 10,9 mil nos primeiros seis meses de 2014 para R$ 9,9 mil neste ano, segundo a Anahp (associação do setor).

O impacto da crise no mercado de trabalho, e consequentemente nos profissionais que têm planos de saúde, é uma das explicações.

É comum, em períodos de demissão ou incerteza no emprego, que beneficiários de seguros antecipem exames e procedimentos que poderiam esperar, diz a entidade.

“”Com isso, há uma manutenção da taxa de ocupação [dos hospitais], mas, muitas vezes, com procedimentos menos complexos””, afirma Francisco Balestrin, presidente do conselho da Anahp.

A queda de receita por paciente é um agravante em um momento de aumento de despesas, como as de folha de pagamento e energia, de acordo com o executivo.

Outro reflexo da instabilidade será a redução dos aportes. Antes da crise, o setor projetava a necessidade de 13 mil novos leitos para acompanhar a evolução da demanda.

“”Agora, está todo mundo repensando os investimentos””, diz Balestrin, que em outubro será designado futuro presidente da Federação Internacional de Hospitais.

Fonte: Folha de S.Paulo

Mais notícias e eventos