Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério lança campanha para levar moradores de rua ao SUS

Publicado em 19/08/2015 • Notícias • Português

O Ministério da Saúde lançou ontem campanha com o objetivo de garantir aos moradores de rua o acesso ao Sistema Único de Saúde ( SUS). Para isso, foram produzidos vídeos, cartazes e folhetos voltados aos profissionais de saúde e movimentos sociais ligados à população sem teto. As redes sociais também serão usadas na campanha, que foi elaborada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social ( MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República ( SDH). Segundo o Ministério da Saúde, moradores de rua colaboraram com a campanha, aproximando- a da sua realidade.
O ministério criou em 2011 o Consultório na Rua, voltado à população sem teto. Ao todo, a ação conta com 144 equipes, formadas por profissionais de saúde e educação, que atuam em 83 municípios. Também em 2011, foi aprovada uma portaria dispensando a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de endereço para a aquisição do cartão SUS.
— Jamais pode haver preconceito ou qualquer tipo de discriminação — comentou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
A estimativa do governo é que 50 mil adultos sejam moradores de rua. Pesquisa feita em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Social mostrou que 18,4% dos entrevistados já tinham sido impedidos de receber atendimento na rede de saúde. Ao todo, 29,7% afirmaram ter algum problema de saúde, e 18,7% tomavam algum remédio. Os motivos mais frequentes que os levaram a sair de casa foram: alcoolismo ou drogas ( 35,5%), desemprego ( 29,8%) e conflitos familiares ( 29,1%). A maioria é homem ( 82%) e da cor negra ( 67%).
Uma pesquisa de 2010 realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável identificou 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua em 75 das maiores cidades brasileiras, sendo que a maioria — 71,8% — era de meninos.
Ontem foi celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Fonte: O Globo

Mais notícias e eventos