Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossa política de privacidade.

Neuronavegador torna cirurgias do cérebro mais seguras

Publicado em 11/08/2015 • Notícias

_x000D_

Novo equipamento em uso no Hospital de Clínicas da Unicamp permite acompanhar cirurgia em tempo real.

_x000D_

 

_x000D_

_x000D_

_x000D_

_x000D_

_x000D_

A remoção de tumores cerebrais, realização de biópsias e outros tipos de cirurgias intracranianas serão mais seguras, precisas e rápidas para os pacientes que forem atendidos no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O hospital acaba de comprar um Neuronavegador. A ferramenta trabalha com imagens de ressonância magnética e mostra em tempo real o local exato da cirurgia.

_x000D_

 

_x000D_

O Neuronavegador, que até então era um equipamento de hospitais privados, foi adquirido para ser usado nas aulas de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Avaliado em R$ 1,5 milhão, o equipamento tem precisão próxima de um milímetro e previsão de atender ao público ainda no mês de agosto.

_x000D_

_x000D_

Segundo o neurologista da FCM e coordenador do Cepid-Brainn, Fernando Cendes, o equipamento é de última geração e não só permite que o neurocirurgião tenha uma ideia mais apurada dos limites do tumor, como também facilita a identificação e preservação dos vasos sanguíneos e áreas do cérebro responsáveis pela fala, visão, locomoção, entre outras.

_x000D_

_x000D_

Sem o equipamento, o especialista precisaria estudar a ressonância para depois procurar identificar no cérebro aquilo que havia visto no exame. O Neuronavegador resolve isto direto, por meio de coordenadas matemáticas.

_x000D_

_x000D_

_x000D_

Fonte: Portal do Governo do Estado

Mais notícias e eventos