Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OMS alerta para a violência e o vírus zika

Publicado em 27/06/2016 • Notícias • Português

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou ontem um documento com conselhos para os estrangeiros que virão para o Brasil durante os Jogos Olímpicos. Além de tratar dos perigos de contaminação pelos vírus zika ou da dengue, a entidade incluiu no comunicado uma série de recomendações para os turistas se protegerem da violência no país. “Crimes, incluindo roubos e ações violentas, ocorrem no Brasil. Os viajantes devem ser aconselhados a ter cautela e a só usar táxis oficiais do aeroporto ou ônibus legalizados; a não andar sozinhos durante a noite; a evitar áreas de risco e a andar sempre acompanhados”, diz o texto.
O alerta também cita os riscos de contato com animais venenosos: “Os viajantes devem estar cientes da presença de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras, e tomar precauções para evitar qualquer contato com esses bichos. As autoridades de saúde locais podem fornecer informações mais detalhadas sobre áreas específicas de risco”.
Segundo a assessoria de comunicação da OMS no Brasil, alertas sobre violência já foram feitos pela entidade em outros eventos esportivos, como a Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, e a Eurocopa de 2012, que ocorreu na Polônia e na Ucrânia. Ainda de acordo com a assessoria, o texto publicado ontem tem o objetivo de deixar o visitante atento aos riscos relacionados à saúde e à segurança, que, na visão da OMS, são dois temas diretamente ligados. Sobre os animais peçonhentos, a entidade disse que apenas informa que eles existem no país, para que os viajantes fiquem cientes.

Fonte: O Globo

Mais notícias e eventos