Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seminário discute gestão de recursos do SUS

Publicado em 01/07/2015 • Notícias • Português

Com a finalidade de ampliar os conhecimentos dos gestores municipais em saúde pública, o Consórcio Intermunicipal de Saúde AVH (Aquífero Guarani, Vale das Cachoeiras e Horizonte Verde) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de SP realizaram esta semana o seminário “Desafios do Financiamento e da Gestão dos Recursos do SUS”.
O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), com a participação de cerca de 120 pessoas de 50 municípios pertencentes a dois consórcios: o Consórcio Intermunicipal de Saúde AVH e o Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana.
O evento também teve por objetivo tratar da temática do financiamento, enfocando os desafios que as prefeituras encontram hoje para efetivar as ações em saúde (SUS).
Durante o Seminário houve a palestra ministrada pelo professor Áquilas Mendes, livre docente de economia da saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, professor doutor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP e ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres).
Mendes é autor de diversos livros e artigos e com experiência de consultoria e pesquisa na área de economia social, com ênfase em economia da saúde, financiamento da saúde e do SUS, além de finanças públicas sociais.
Inicialmente o Consórcio AVH era responsável por gerir o Samu Regional, que engloba 26 municípios ligados à DRS 13 (Diretoria Regional de Saúde) divididos em três colegiados: Aquífero Guarani, Vale das Cachoeiras e Horizonte Verde.
Com aprovação em assembleia, foram acrescentadas mais 12 cidades de dois colegiados: Alta Mogiana e Alta Anhaguera. Desta forma, o Consórcio é composto por 37 cidades. Esses dois colegiados somam cerca de 280 mil habitantes.

Fonte: DCI

Mais notícias e eventos