Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sírio e Einstein apostam em startups para inovar

Publicado em 10/11/2015 • Notícias • Português

A física Hilda Cerdeira e a engenheira Paula Gomez, além de mãe e filha, são também sócias em uma empresa de tecnologia na área de saúde.Elas projetaram um aparelho – dois eletrodos que se ligam a um smartphone e a um relógio inteligente – capaz de antever surtos de epilepsia pelo menos 25 minutos antes da ocorrência.
O equipamento ainda está em desenvolvimento. Mesmo assim, elas acabam de faturar a primeira edição de um concurso de startups lançado pelo Hospital Sírio-Libanês e a consultoria norte-americana Everis, um programa que desde maio deste ano busca inovação em uma área considerada carente de empreendedores, mas não de recursos para investimento.
De fato, a dificuldade em atrair cientistas e boas ideias no ramo tem impulsionado o surgimento de programas de apoio para startups capitaneados por grandes corporações no Brasil.
Segundo dados da PwC, os fundos de investimento e empresas do ramo da saúde devem injetarR$ 17,43 bilhões ao PIB nacional até 2017 em projetos de inovação como o de Hilda e Paula, sócias da Epistemic.
Elas, por enquanto, receberam R$ 50 mil, valor pago como prêmio pelo concurso do Sírio Libanês.O dinheiro, dizem, será aportado nas próximas fases do desenvolvimento do equipamento.
“O software está pronto e os eletrodos estão em desenvolvimento”, explica Paula. “A previsão é lançar o dispositivo no início de 2018”.Para conquistar o aporte, a empresa concorreu com outras 93 startups e projetos que vão de aplicativos para internet até acessórios vestíveis, como o da Epistemic.
“Existe uma tendência de crescimento dessas iniciativas (envolvendo startups) na área da saúde”, afirma Eugênio Galdón, presidente da Fundação Everis, que enumera dois pontos para a crença. A primeira, ele destaca,é o fato de que a inovação é inerente a um setor que se dedica, em tempo integral, a encontrar formas de desenvolver novos métodos de diagnóstico e tratamentos mais eficientes.
“Em segundo, trata-se de um setor em evolução constante e esse tipo de parceria pode contribuir de forma efetiva para ampliar e movimentar de forma mais rápida as engrenagens da inovação”, conclui.
O superintendente de pesquisa do Sírio-libanês,Luiz Fernando Lima Reis, concorda com Galdón. Ele, no entanto, faz um alerta a uma lacuna representada pelo distanciamento entre universidades e empreendedores de startups. “A universidade precisa ter uma maior preocupação não só com a geração de conhecimento, mas com a transformação de conhecimento em produtos e processos para a sociedade.
Outro concurso de startups na área de saúde é mantido pelo Hospital Albert Einstein. O evento já está em sua quarta edição. Nele, o hospital seleciona quatro startups para se apresentarem na feira Hospitalmed, que acontece sempre no final do ano. O endereço para se cadastrar no concurso é o inovaeinstein.com.br.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Mais notícias e eventos