Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unesp desenvolve cama hospitalar especial

Publicado em 23/08/2015 • Notícias • Português

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista “”Júlio de Mesquita Filho”” (Unesp) em Ilha Solteira Antonio de Pádua Lima Filho vem realizando, com apoio de estagiários estrangeiros do International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste), diversas pesquisas e projetos, como triciclos para pessoas com paraplegia/amputadas de uma e duas pernas (acionamento manual; e manual e com motor elétrico sem escova – para pessoas com cardiovascular); e mesas para pessoas com paraplegia entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ilha Solteira.””Os alunos intercambistas foram importantes para desenvolver esas ações. É um prazer receber alunos de diversas nacionalidades. Trata-se de uma excelente exemplo de globalização””, comenta o professor.

O projeto mais recente é de uma cama hospitalar especial, que tem como objetivo contribuir para a melhor qualidade de vida do paciente acamado e dos profissionais da saúde. Um artigo sobre o projeto, com participação de aluno intercambista do Iaeste, Al-Khalil Ibrahim Ali Alkindi, de Omã, foi apresentado ao 8º Congresso de extensão Universitária da Unesp neste ano. Participam do projeto, além do professor Pádua e o aluno omani, o bolsista da pró-reitoria de Extensão universitária (Proex) Danilo Antônio Gomide, e do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Danilo Yoshi Shinkawa e Thulio José Rodrigues.

O projeto foi desenvolvido para ajudar a movimentação de uma pessoa que está muito fraca, ou com movimentos limitados e não pode mudar sozinha a posição na cama. O movimento decúbito evita feridas e úlceras (escaras) que aparecem quando se está deitado na mesma posição durante muito tempo. As feridas formam-se nas regiões ósseas do corpo onde há maior pressão contra a cama, como as nádegas e as ancas. Os procedimentos de movimentação e transporte de pacientes são considerados penosos e perigosos para os profissionais da área médica e cuidadores nas residências.

A cama hospitalar especial tem um mecanismo que altera a posição decúbito do paciente, ajudando os profissionais no cuidado das pessoas acamadas. Testes no Hospital Regional de Ilha Solteira vão permitir o aprimoramento do projeto, com o aperfeiçoamento do protótipo.

Sobre a Iaeste
A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste) gerencia programa de intercâmbio no Brasil desde 1982, tendo sido responsável pela mobilidade internacional de 13.452 estudantes universitários e oferecido oportunidade de estágio internacional remunerado a 6.891 estudantes brasileiros. Ao todo, empresas e instituições de ensino das mais diversas cidades brasileiras receberam 6.561 estudantes estrangeiros, de 58 diferentes nacionalidades, impactando diretamente a vida de cerca de 14.000 estudantes universitários, nos 5 continentes. Esse tipo de ação amplia os horizontes sobre o que é o Brasil para muitos estrangeiros, gerando convites para empregos, mestrados e doutorados longe de casa. Além disso, os intercambistas geram impacto nos ambientes em que se inserem e também ao retornarem às suas universidades de origem.

Fonte: Universidade Estadual Paulista “”Júlio de Mesquita Filho””

Mais notícias e eventos