ABIMED promoveu debate sobre ATS aplicada a dispositivos médicos na FISWeek 2023
Publicado em 13/11/2023 • Notícias • Português
Na semana passada, a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde promoveu o debate “Desafios para ATS Aplicada a Equipamentos e Dispositivos Médicos: Mensurando o verdadeiro valor para a assistência à saúde”, durante a programação da FISWeek 2023, realizada de 6 a 10 de novembro.
Participaram do debate, promovido no dia 8 no espaço ComMeets, Fernanda Oliveira, líder de Economia da Saúde e Acesso da Johnson & Johnson Med Tech Brasil, e Murilo Contó, gerente de Políticas de Saúde da Boston Scientific do Brasil, ambos integrantes do Grupo de Trabalho de ATS da ABIMED.
Diretor Regional da ABIMED em Brasília, Felipe Carvalho foi o moderador. Ele explicou o objetivo do evento: debater maneiras de melhorar as avaliações, gerar melhores evidências, qualificar as análises para que, de fato, seja possível mensurar o verdadeiro valor das tecnologias.
Na sua fala inicial, Fernanda destacou o trabalho da ABIMED, que tem como objetivo mudar o status atual das avaliações. “A Associação tem atuado para que o sistema esteja pronto para avaliações de dispositivos e procedimentos médicos de uma forma mais justa, clara e transparente para que seja possível, de fato, dar acesso à tecnologia aos pacientes, médicos e ao sistema.”
Contó destacou a necessidade de fazer uso de dados do mundo real nas avaliações. Para ele, o ensaio clínico controlado randomizado não reproduz exatamente o mundo real. “Em um cenário controlado, nem sempre os desfechos são interessantes para o sistema de saúde e para quem paga efetivamente pelo serviço.” O uso de evidências do mundo real, porém, pode mostrar o ganho de eficiência enorme dessas tecnologias.
Realizada nos formatos presencial, no Rio de Janeiro, e online, a FisWeek 2023 reuniu grandes lideranças do setor, reguladores e tomadores de decisão para discutir temas macro, com dissensos qualificados, sempre com foco em gerar melhor acesso à saúde.