Diálogos ABIMED promove interlocuções essenciais para o setor na Hospitalar 2026
Publicado em 22/05/2026 • Notícias • Português
Iniciada na terça-feira (19), a Hospitalar 2026 contou com o Estande H-32 da ABIMED, no qual foram realizadas uma série de palestras para os visitantes da feira.
A abertura dos Diálogos ABIMED se deu com a palestra Reforma Tributária: a simplificação prometida está encarecendo a saúde? Moderada por Felipe Novaes, consultor tributário da ABIMED e sócio do Contreras & Salomão Advogados, que debateu com Luiz Roberto Peroba, sócio do Pinheiro Neto Advogados, e Eurico Santi, professor da FGV e diretor do CCIF, que falaram sobre os pontos essenciais da Reforma Tributária. Ambos discutiram os pontos positivos e que podem simbolizar uma melhora para a saúde no longo prazo.

Com Fábio Cavalcante, Coordenador de Relações com o Mercado da EMBRAPII, e Felipe Dias Carvalho, Diretor Regional de Brasília da ABIMED.
Também foi realizada uma sessão de Sessão de Q&A com o coordenador de relações com o mercado da EMBRAPII, Fábio Cavalcanti, que teve como ponto de partido a pergunta: Como sua empresa pode acessar capital não reembolsável para projetos de inovação tecnológica na indústria brasileira? O debate teve moderação de Felipe Carvalho, diretor regional de Brasília da ABIMED, no qual foi apresentado o modelo de fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. De forma a tornar mais fluído o processo da instituição.

Com Alessandra Cristina Azevedo, Especialista em Sustentabilidade no Hospitais Saudáveis, Carina Miyamoto, Gerente de Ética e Compliance da ABIMED. e Pedro Szajnferber De Franco Carneiro, Sócio do SPLaw Advogados.
Finalizando o primeiro dia de Diálogos, o terceiro painel aborda a questão da Logística Reversa e o que ela pode significar para o setor de dispositivos médicos. Moderado por Carina Miyamoto, gerente de assuntos legais e compliance na ABIMED. O debate contou com as colocações de Pedro Carneiro, sócio da SPLAW e especialista em Direito Ambiental e ESG, e Alessandra Azevedo, gestora de compras sustentáveis do Projeto Hospitais Saudáveis.

Com a participação de Robston Matos, Coordenador-Geral de Inovação e Interoperabilidade em Saúde do Ministério da Saúde, Camila Diniz, MBA, Clinical Advisor InterSystems Brasil, Marco Bego, Diretor Executivo do InRad e Diretor de Inovação do InovaHC, e Silvio Garcia Jr., Diretor Regional de Relações Institucionais e Governamentais de São Paulo e região Sul da ABIMED.
Na quarta-feira (20), os Diálogos ABIMED deram sequência com um debate sobre Interoperabilidade em Saúde: conectando sistemas, pessoas e políticas. A discussão foi moderada por Silvio Garcia Jr, Diretor Regional de Relações Institucionais e Governamentais da ABIMED em São Paulo e Região Sul, com falas de Camila Diniz, clinical advisor na Intersystems; Marco Bego, diretor-executivo do Inrad, e Robston Matos, coordenador-geral de Inovação e Interoperabilidade em Saúde do Ministério da Saúde. O debate abordou questões estruturais sobre a interoperabilidade no ecossistema de saúde, seus principais desafios e caminhos para melhorar a arquitetura de dados e compatibilidade de sistemas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Com Ana Carolina Costa da Silva, Líder de Gestão de Colaboração Científica para a América Latina da Siemens Healthineers, Maria Carolina Clemente, Coordenadora de Inovação e Novos Negócios do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e Tabhata Quintão, Analista de Projetos do IPT.
Dando seguimento, o painel IPT & ABIMED: estrutura, ciência e oportunidades para a indústria da saúde, explorou as oportunidades de parcerias envolvendo Governo e setor privado e a importância do diálogo fortalecido entre indústria e centros de pesquisa, com depoimento da associada Siemens Healthineers. As palestrantes Ana Carolina, gerente científica no CT da Siemens Healthineers; Maria Carolina, coordenadora de inovação e novos negócios do IPT; e Tabhata Quintão, analista de projetos do IPT, com moderação de SIlvio Garcia, Diretor Regional de Relações Institucionais e Governamentais da ABIMED em São Paulo e Região Sul, abordaram as questões de maior importância para promoção de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, além da necessidade de dar vasão e aumentar o acesso da população à dispositivos médicos de alta complexidade.

Com Benny Spiewak, Sócio Gestor de SPLaw Advogados, Geyson Bruno Giglio Silva, Especialista em Compliance, Governança e Gestão de Riscos, Javier Castellanos, Legal Director, Head of Legal Brazil e Compliance Officer LatAm Philips, e Carina Miyamoto, Gerente de Ética e Compliance da ABIMED.
O painel seguinte pautou o tema Compliance que vende: como crescer no setor de saúde sem cruzar a linha ética? Moderada por Carina Miyamoto, gerente de assuntos legais e compliance na ABIMED, contou com relatos de Benny Spiewak, sócio gestor da SPLaw Advogados; Geyson Giglio Silva, advogado e consultor; e Javier Castellanos, head jurídico do Brasil na Philips. No debate, os palestrantes apresentaram os atuais desafios do compliance no Brasil e o que significa crescer dentro dos limites da ética na saúde.
E, finalizando a agenda do Diálogos ABIMED, o painel Um novo olhar da indústria para a saúde, moderado por Felipe Carvalho, diretor regional de Brasília da ABIMED, contou com palavras de Eduardo Spinussi, Superintendente Geral na Fundação Zerrenner; Emmanuel Lacerda, Superintendente de Saúde da Indústria no Sesi Nacional; Greyce Guasselli, Coordenadora do Movimento Empresarial pela Saúde; Ludimilla Lopes Guimarães, Gerente de Assuntos Governamentais e Saúde do Ecossistema na Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.; Roberto de Medeiros Junior, Superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional; e Rodrigo Filus, Gerente Executivo de Saúde, Segurança e Ergonomia e Plano de Saúde na Volkswagen.
O painel abordou temas discutidos pelo Movimento Empresarial pela Saúde – MES, mostrando a importância e o protagonismo da indústria na área da saúde, que vai desde a coleta de dados para trabalhar uma inteligência de saúde, até modelos de prevenção junto ao trabalhador.
A ABIMED realizou suas palestras em seu Estande H-32 na Feira Hospitalar em São Paulo. Os conteúdos do evento podem ser acessados em nossas redes sociais e também pela cobertura realizada pela Band no Youtube.
