Cores pela Vida: Janeiro Branco destaca a tecnologia, ESG e os ODS na promoção da saúde mental
Publicado em 31/01/2025 • Notícias • Português
Para contribuir com a divulgação de políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento, novas tecnologias, equipamentos nas especialidades relacionadas aos riscos de doenças, e estimulando a prevenção e o cuidado com a saúde em geral, a ABIMED, desde o ano passado, possui a campanha “Cores pela Vida”.
A iniciativa consiste em disseminar informações sobre os temas relacionados à saúde em cada mês colorido. Com esta campanha, a entidade pretende representar suas associadas perante o governo, órgãos regulatórios e outros atores relevantes, trabalhando com ética e integridade para a construção de um ambiente de negócios propício à inovação e que garanta a sustentabilidade e o avanço do sistema, buscando promover a qualidade de vida da população por meio do acesso às melhores tecnologias voltadas à saúde.
Este mês recebe a campanha Janeiro Branco para conscientizar sobre importância da saúde mental. A ação visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de investir em práticas de autocuidado, na busca de apoio profissional e na promoção de ambientes que valorizem o bem-estar emocional.
No contexto das empresas de dispositivos médicos, a tecnologia, os princípios das práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), desempenham papéis fundamentais nessa promoção.
A tecnologia pode ser uma grande aliada para promover a saúde mental dentro e fora das empresas de dispositivos médicos, por meio de:
1 – Monitoramento e prevenção, com o uso de wearables – dispositivos como smartwatches e biossensores, que podem ajudar a monitorar sinais de estresse e fadiga; e aplicativos de saúde mental: softwares com meditação guiada, terapia digital e análise de humor podem auxiliar na gestão do bem-estar emocional.
2 – Ambiente de trabalho saudável, como ferramentas que avaliam a satisfação dos funcionários, promovem desafios de saúde e oferecem suporte emocional; e o uso da inteligência artificial (IA) na detecção da síndrome de burnout, com a ajuda de algoritmos que podem analisar padrões de produtividade e sugerir intervenções para evitar esgotamento profissional.
3 – Acesso à saúde mental, com atendimento remoto e acesso a psicólogos e terapeutas via telemedicina para suporte emocional; e Chatbots, que usam a IA para oferecer orientações básicas e direcionar usuários para ajuda profissional quando necessário.
Importância de ESG e ODS
As empresas do setor de dispositivos médicos desempenham um papel essencial no cumprimento de compromissos sociais e ambientais.
No pilar social (S) do ESG, a saúde mental dos colaboradores e usuários dos dispositivos médicos é um fator-chave, com a implementação de programas de suporte psicológico, flexibilização do trabalho e incentivo a pausas são essenciais.
Também, segundo especialistas, é necessário evitar a sobrecarga de trabalho, garantir ambientes saudáveis e priorizar ergonomia, bem como criar ambientes onde diferentes perfis de profissionais possam se desenvolver sem preconceitos.
Já os ODS que mais se relacionam com essa temática são:
- ODS 3 (Saúde e Bem-estar): Garantir acesso a cuidados de saúde mental e promover hábitos saudáveis.
- ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico): Fomentar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
- ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura): Investir em tecnologias que melhorem a qualidade de vida e o acesso à saúde.
A ABIMED é signatária do Pacto Global – Rede Brasil, criado em 2003, e hoje a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes e mais de 50 projetos conduzidos no país, por entender que tem um papel relevante a desempenhar em questões de alto impacto na vida das pessoas. Tanto que em sua Visão e Propósito, a entidade estabelece como ação contínua ampliar o acesso da população às tecnologias avançadas para saúde, visando à qualidade de vida e longevidade das pessoas, seguindo o ODS 3.
Ao longo de 2024, a Associação realizou encontros com palestras com especialistas do Pacto Global – Rede Brasil para aprofundar o conhecimento sobre os ODS mais relevantes ao setor, para auxiliar os profissionais a compreender e implementar esses princípios nas empresas.
Esses eventos reafirmam o compromisso da ABIMED com o Pacto Global da ONU, apoiando os princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.