ABIMED assina carta pela exclusão do setor na disputa tarifária entre Brasil e EUA

Publicado em 01/08/2025 • Notícias • Português
A ABIMED, junto a outras associações, assinou a carta de Posicionamento do Setor de Dispositivos Médicos Sobre as Tarifas EUA/Brasil, endereçada ao Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), ao Vice-presidente Geraldo Alckmin, ao Secretário Executivo Márcio Elias Rosa e à Secretária Executiva de Comércio Exterior Tatiana Prazeres. O documento solicita a exclusão do setor de saúde e dispositivos médicos das disputas comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
No documento, destaca-se a importância do setor de dispositivos médicos, enquanto essencial para o funcionamento do sistema de saúde brasileiro e que pode sofrer grandes impactos durante a disputa comercial entre os dois países.
Dentre os impactos mais graves, a carta destaca o abastecimento regular de hospitais públicos e privados, atingindo cirurgias, diagnósticos e tratamentos de baixa, média e alta complexidade. Além disso, é prevista também a interferência na cooperação científica e de desenvolvimento, que poderá prejudicar a implementação de novas tecnologias na saúde pública e suplementar, bem como investimentos nas pesquisas do setor, com com destaque para projetos de desenvolvimento conjunto em inteligência artificial, realidade aumentada e equipamentos de alta precisão.
Leia a carta completa aqui: https://abimed.org.br/noticias/com-excesso-de-tarifas-nao-ha-saude-carta-de-posicionamento-do-setor-de-dispositivos-medicos-sobre-as-tarifas-eua-brasil/