Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Debate promovido pela ABIMED ressalta oportunidades entre Brasil e Reino Unido na saúde

Publicado em 08/10/2021 • Notícias • Português

Evento realizado em conjunto com o Consulado Britânico reuniu representantes do governo britânico para apresentar as possibilidades de conexão entre empresas da saúde. Também foi apresentada a parceria da ABIMED com a associação britânica do setor

Seguindo sua missão de garantir um ambiente favorável para a inovação e a competitividade das associadas nos mercados local e global, a ABIMED promoveu nesta quinta, 07 de outubro, um evento online em parceria com o governo britânico com o objetivo de apresentar às empresas oportunidades de conexões para mais produtividade e crescimento, sendo elas de matriz britânicas ou distribuidoras de equipamentos médicos de origem do Reino Unido. O evento também foi uma oportunidade para a ABIMED apresentar às associadas sua parceria com a associação coirmã do setor naquele país, a ABHI – Associação Britânica da Indústria de Tecnologia em Saúde.

No evento, o presidente executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, recebeu o Diretor Associado e de Comunicação da ABHI, Jonathan Evans; o Diretor de Comércio do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido (DIT) em São Paulo, Martin McCombe; e a Diretora de Ciências da Vida e Saúde para a América Latina do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido (DIT), Arly Belas. 

Martin McCombe destacou que o Reino Unido tem tradição na inovação da saúde, tendo o sistema de saúde inglês, NHS, inspirado a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. “E´ com esse espírito que pretendemos contribuir para o desenvolvimento da saúde com parceiros como a ABIMED, e um ponto essencial nisso e´ o fomento a` inovação em segmentos emergentes. E´ necessário que as inovações cheguem a quem precisa, de uma maneira que seja sustentável ao sistema e garantindo a colaboração e o estreitamento dos laços e a participação dos diversos atores do sistema: governo, indústria, academia e pacientes, todos colaborando em torno desse objetivo único”, destacou.

Por sua vez, Arly Belas destacou a atuação prática da Missão Britânica no país. “Procuramos incentivar conexões comerciais, compartilhamento de informações, agendas de acesso, geração de prosperidade, benefícios para a população e ganhos mútuos para o Brasil e o Reino Unido”, explicou. “Na saúde, nossas áreas de interesse incluem Setor Diagnóstico (detecção de condições neurodegenerativas, testes genéticos, tubos de coleta, etc); Soluções para COVID-19 (kits de internação, equipamentos de UTI, ventiladores, tecnologia de refrigeração para vacinas, etc); Farmacêuticos (licenciamento, distribuição, serviços e produtos); e Equipamentos e dispositivos (para hospitais, laboratórios, clínicas, etc), além de vários outros subsetores”, completou.

Em seguida, Jonathan Evans apresentou a parceria entre a ABIMED e a ABHI, iniciada em maio último por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento, que tem o objetivo de melhorar e aumentar a eficácia em participar do ambiente regulatório do setor que ambas as entidades representam no Brasil e no Reino Unido, além de contribuir para a sustentabilidade na atuação de suas associadas como um todo no que diz respeito a questões ambientais e de responsabilidade social. 

Jonathan detalhou a atuação da ABHI, que reúne cerca de 320 associadas responsáveis por 80% de todos os produtos que são vendidos ao sistema de saúde do Reino Unido. “Trabalhamos com o objetivo de engajar órgãos de saúde como NHS e NHSR e assim possibilitar o fornecimento de produtos seguros e eficazes aos pacientes. São objetivos que as duas associações têm em comum e temos a certeza de que há muitas possibilidades de cooperação entre nós”, afirmou.

Para Fernando Silveira Filho, o evento foi muito importante para apresentar um panorama de como atua a ABHI, bem como as propostas do Reino Unido para incentivar as empresas associadas em comum. “Foi com grande satisfação que realizamos finalmente este encontro virtual.  Pudemos mostrar como atua a associação britânica e como essa parceria tem tudo para dar ótimos resultados para todos. Além disso, o que oferece o Reino Unido e como isso pode ser positivo para as empresas associadas”, ressaltou.

Sua empresa importa ou distribui equipamentos fabricados na Inglaterra?

Então aproveite as oportunidades de conexões para mais produtividade e crescimento oferecidas pelo Governo Britânico. Preencha o  formulário do Departamento Comercial do Reino Unido no Brasil pelo link a seguir: https://www.surveymonkey.co.uk/r/FNHFQY2

Fonte: ABIMED

Mais notícias e eventos