Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O poder público na inovação e na tecnologia do setor

Publicado em 19/03/2024 • Notícias • Português

No Welcome Saúde 2024, evento realizado na capital federal, em 28 de fevereiro, o presidente-executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, foi mediador do debate sobre as perspectivas políticas para este ano para a saúde brasileira. Participaram dessa mesa-redonda o senador Hiran Gonçalves (PP-RR) e os deputados federais Pedro Westphalen (PP-RS), Luiz Ovando (PP-MS) e Adriana Ventura (Novo-SP), que falaram sobre as necessidades e desafios do país na aprovação de legislações mais modernas e que, de fato, atendam às necessidades do cenário atual.

Além da preocupação com a implantação de políticas públicas na atenção primária e a urgência de investimentos em medicina preventiva, devido ao aumento dos casos de câncer e o envelhecimento da população brasileira, a regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) no setor da saúde também mereceu destaque. No Congresso, circulam os projetos de lei (PLs) n° 2.338/2023, que dispões sobre o uso de IA, e também o de n° 759/2023, sobre a criação de uma Política Nacional de Inteligência Artificial

Apesar da IA parecer uma grande novidade, para presidente-executivo da ABIMED, a tecnologia já está presente na gestão hospitalar há bastante tempo. Ele avaliou que o temor do uso dessa tecnologia seja devido à popularização da IA generativa.  “Em nenhum momento eu acho que se deve pensar que a IA, ou qualquer outro elemento trazido pela transformação digital, substituirá a decisão do médico. Pelo contrário, ela vai trazer mais tempo de qualidade do médico com o paciente, por otimizar os trabalhos burocráticos e muitas das análises que, às vezes, levam tempo”, disse.

Mais notícias e eventos