Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABIMED participou do Fórum Nacional do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária

Publicado em 27/10/2015 • Notícias • Português

O Fórum Nacional é o último evento do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária de 2015 e reuniu participantes de todo Brasil dias 21, 22 e 23 de outubro em Brasília.

_x000D_

 

_x000D_

O objetivo foi definir uma agenda estratégica de ações para ampliação da efetividade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a partir das discussões realizadas nos fóruns regionais.

_x000D_

 

_x000D_

A concorrida abertura do Fórum Nacional do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária lotou o salão de eventos do Hotel Imperial em Brasília, na tarde 21 de outubro.

_x000D_

 

_x000D_

A ABIMED representada pela Gerente de Assuntos Regulatórios, Angélica Marques, participou das atividades para a criação da agenda de trabalho junto com servidores do SNVS.

_x000D_

 

_x000D_

Na mesa de abertura, estavam todos os cinco diretores da Anvisa, representantes do Ministério da Saúde, dos conselhos de Saúde, dos secretários de Saúde estaduais e municipais e da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

_x000D_

 

_x000D_

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, disse que o que se espera destes fóruns é  “a construção de uma agenda de vigilância sanitária pactuada entre os gestores federais, municipais e estaduais”.

_x000D_

 

_x000D_

Jarbas Barbosa também aproveitou para convidar os presentes para a posse festiva do novo diretor da Anvisa, Fernando Mendes, no dia 4 de novembro. “A posse efetiva, formal, já aconteceu”.

_x000D_

 

_x000D_

O diretor Ivo Bucaresky comentou que a vigilância sanitária é “o braço mais longo do Sistema Único de Saúde”. É aquele que é mais presente na vida do cidadão em todas as faixas de renda.

_x000D_

 

_x000D_

Para o diretor José Moutinho, “essa é uma oportunidade de trocar experiências entre os três níveis de governo e ajudar na construção, permanente, do SNVS”.

_x000D_

 

_x000D_

O secretário de Saúde de Belo Horizonte e representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fabiano Pimenta, disse que nesta discussão precisaria entrar a “necessidade de delegar competências aos estados e aos municípios”. Ele contou que acabou de participar de uma discussão sobre credenciamento de serviços de UTI.

_x000D_

 

_x000D_

O deputado federal Antônio Brito (PTB-BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, comentou todos os quatro eixos que são debatidos nestes Fóruns.“Temos tido a oportunidade de levar a Anvisa, muitas vezes, até a Comissão para prestar esclarecimentos e participar de audiências. Até porque nós deputados precisamos da Agência para não extrapolarmos nosso limite ao legislar”, comentou Brito.

_x000D_

 

_x000D_

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Alvares, ex-diretor da Anvisa,  lembrou que na próxima semana, no dia 27 de outubro, serão comemorados os dez anos da adesão do Brasil à Convenção Quadro da ONU para controle do tabaco.

_x000D_

 

_x000D_

A conferência de abertura “Qual é a Vigilância Sanitária que a sociedade precisa” foi feita pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, a primeira presidente do CNS a pertencer ao grupo dos usuários do SUS. Ela representa a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

_x000D_

 

_x000D_

Maria do Socorro fez críticas à concepção “médico-hospitalocêntrica” da Saúde que, em sua opinião, “impede a visão do SUS como um sistema de promoção da saúde e de prevenção – e são nas ações de prevenção que está inserida a vigilância sanitária”.

_x000D_

 

_x000D_

Acesse aqui a programação do Fórum Nacional do Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária.

_x000D_

 Outras informações sobre o Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária podem ser acessadas aqui.

Fonte:

Mais notícias e eventos