Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Práticas ESG são importantes para promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso

Publicado em 19/03/2024 • Notícias • Português

Igualdade de gênero, diversidade e equidade no trabalho têm sido temas cada vez mais discutidas nas companhias. O papel da área de Recursos Humanos (RH) tem passado por mudanças para atender a necessidade de um cenário que não permite mais desigualdades e preconceitos, e contribuir para a implementação de práticas ESG (ambiental, social e de governança), fundamentais para promover um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, além de contribuir para o sucesso e a sustentabilidade das organizações.

As mudanças começam no recrutamento e seleção inclusivos; no desenvolvimento e retenção de talentos diversos; criação de políticas e práticas inclusivas; monitoramento e avaliação de métricas de diversidade; engajamento com comunidades e grupos locais para a realização de eventos de conscientização e iniciativas de responsabilidade social corporativa, que promovam a equidade e a inclusão. Essas ações não apenas promovem um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, como impactam positivamente a cultura corporativa e a imagem da empresa perante seus colaboradores e a sociedade. O compromisso com essas práticas está alinhado com os princípios do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os 17 ODS – metas globais estabelecidas pela ONU para promover o desenvolvimento sustentável em várias áreas –, três deles: ODS 5 (Igualdade de Gênero), o 10 (Redução das Desigualdades) e o 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) também abordam questões de equidade, diversidade e igualdade, incluindo a redução das disparidades econômicas, promoção da inclusão social e o acesso à justiça a todos. A ABIMED, signatária do Pacto Global, entende ser relevante atuar em questões de alto impacto na vida das pessoas, tanto que estabelece como ação contínua ampliar o acesso da população às tecnologias avançadas para saúde, visando à qualidade de vida e longevidade das pessoas, seguindo o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Mais notícias e eventos